rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Julho 8, 2024

Montalegre – Bilhetes para o Campeonato do Mundo FIA de Ralicross com 25% de desconto

O Circuito Internacional de Montalegre celebra o seu 25.º aniversário com uma campanha de 25% de desconto para os bilhetes do Campeonato do Mundo FIA de Ralicross (World RX), marcado para 7 e 8 de setembro. Além do 25.º aniversário do Circuito, também se assinalam os 10 anos da prova de estreia do Campeonato do Mundo de Ralicross, “disputada precisamente em Montalegre, e ganha por Petter Solberg, num Citroën DS3 Supercar”, lembra a organização.Este ano para assinalar um quarto de século de história, a organização do World RX of Portugal lançou a venda de bilhetes para a prova do Campeonato do Mundo com uma campanha de 25% de desconto, até 5 de agosto. Em 1999, o Circuito Internacional de Montalegre (CIM) recebia a sua primeira prova oficial, a contar para o Campeonato Nacional de Ralicross. Vinte e cinco anos depois, a pista barrosã continua a ser considerada uma das melhores do mundo, recebendo as principais competições nacionais e o Campeonato do Mundo de Ralicross, o FIA World RX, que está de regresso a Portugal nos dias 7 e 8 de setembro. A organização, a cargo do Município de Montalegre diz ter conseguido manter e, em alguns casos, até reduzir o valor dos bilhetes para a edição deste ano. O World RX of Portugal será a quarta ronda do Campeonato do Mundo de Ralicross, sendo novamente disputada em formato de jornada dupla: uma prova no sábado e outra no domingo. “Um dos grandes motivos de interesse este ano é a inclusão dos Supercars a gasolina – com combustíveis mais sustentáveis – na mesma grelha dos RX1e totalmente elétricos, numa espetacular ‘batalha de tecnologias’, que vai conferir um novo impulso à categoria-rainha. O seis vezes campeão do Mundo, Johan Kristoffersson, é um dos pilotos que estará ao volante das espetaculares máquinas a gasolina, um Volkswagen Polo com quase 700 cv, tal como o seu companheiro de equipa, o ex-piloto do WRC Ole Christian Veiby.”, revela a organização. A saber também que a estreia absoluta em Portugal é a categoria RX2e, com carros elétricos idênticos entre si, num aguerrido ‘troféu’. Os campeonatos da Europa de RX1 (Supercars) e de RX3 (S1600), que mantêm os sonoros carros a gasolina, também prometem uma das maiores grelhas dos últimos anos em Montalegre, novamente com a presença massiva de pilotos portugueses. Alguns deles, como João Ribeiro (Audi A1) e André Sousa (Audi A1), têm a ambição de disputar todo o Campeonato da Europa de RX3. O fim de semana do World RX of Portugal também inclui uma homenagem aos pilotos que disputaram a primeira prova oficial em Montalegre, assim como outras figuras bem conhecidas que fazem parte da história de 25 anos da pista barrosã.

GNR com linha “SOS Ambiente e Território” 24h/por dia

A “Linha SOS Ambiente e Território”, criada em 2002, constitui a única Linha em Portugal especialmente dedicada para denúncias de carácter ambiental, criada pelo Ministério do Ambiente e Ministério da Administração Interna. Esta Linha 808 200 520 está operacional 24 horas/dia. Desde a criação da “Linha SOS Ambiente e Território”, já foram recebidas mais de 150 000 denúncias, num total de mais de 500 mil contatos, que para além das denúncias, engloba a prestação de esclarecimentos, conselhos e informações de proteção ambiental aos cidadãos em Portugal. No primeiro semestre de 2024, A “Linha SOS Ambiente e Território” recebeu 20 mil 846 contatos gerais e 5 mil 863 denúncias diretamente relacionadas com problemas ambientais detetados pelos cidadãos, em especial nas áreas relacionadas com resíduos, poluição, floresta, animais de companhia e ordenamento do território, entre diversas outras áreas.Todos os contactos podem ser efetuados, quer através do número 808 200 520, quer através do Sistema de denúncia “SOS Ambiente ON-LINE”, entretanto criado e disponibilizado pela GNR no seu sítio institucional em www.gnr.pt, e através do e-mail SEPNA@GNR.PT, estando cometida ao SEPNA a responsabilidade nacional de assegurar o tratamento de todas as denúncias efetuadas no âmbito desta Linha, disponível 24 horas/dia, bem como a prestação de esclarecimentos, conselhos e informações de proteção ambiental aos cidadãos em Portugal, assim como do resultado das diligências efetuadas perante cada denúncia.Revela a GNR que “esta Linha foi já alvo de elogios por parte da União Europeia, tendo proposto a todos os Estados Membros a implementação de Linhas idênticas, face ao bom funcionamento que a mesma tem registado, possibilitando a envolvência dos cidadãos na proteção ambiental.”

APSI alerta para a prevenção de afogamento de Crianças e Jovens

A morte por afogamento é rápida, silenciosa e acontece em muito pouca água!Não queremos que esta tragédia continue a duplicar, em Portugal” – campanha lançada hoje pela APSI e GNR. A Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI), há mais de 20 anos que leva a cabo a Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens, e em conjunto com a Guarda Nacional Republicana (GNR), lança hoje, dia 8 de julho, e pelo terceiro ano consecutivo, a Campanha de Prevenção de Afogamentos, alertando para a forma de ocorrência deste acidente: A morte por afogamento é rápida e silenciosa!O objetivo é sensibilizar as famílias para a importância das regras de segurança a respeitar junto da água, nomeadamente, nas praias, rios, barragens, piscinas ou tanques e dar-lhes a informação certa para que possam proteger as suas crianças e alertar para a ínfima quantidade de água que é suficiente para que o afogamento de uma criança ocorra.No último triénio de que havia números apurados (2017-2019), a média de mortes por ano era de 7,3.Assustadoramente, essa média mais que duplicou no triénio 2020-2022: 15 mortes por ano. Foram 45 crianças que, neste período, perderam a vida num acidente perfeitamente evitável, na maioria das vezes.A APSI e a GNR em conjunto pretendem sensibilizar e evitar que haja mais vítimas. Não se pode manter o silêncio, quando o número de mortes aumenta significativamente e quando as chamadas para o 112 e reencaminhadas para o INEM (por afogamento e acidente de mergulho) acompanham esta tendência devastadora.Para o efeito, a Campanha de Prevenção de Afogamentos de Crianças e Jovens de 2024, com a chancela de qualidade da Havas Portugal, alerta para a diminuta quantidade de água que é suficiente para que o afogamento de uma criança aconteça, bem como chama a atenção da sociedade para este problema de saúde pública.Em complemento, e pelo 3.º ano consecutivo, os militares da GNR estarão no terreno, empenhados na sensibilização das famílias (residentes ou visitantes) para as medidas de prevenção a serem adotadas, por forma a evitar os acidentes por afogamento, com crianças e jovens.

Alvão já tem um Centro Interpretativo (c/áudio)

O Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, esteve em Mondim de Basto a 25 de Junho considerando que a diferenciação da oferta turística é o tesouro de cada região. Inaugurou o Centro Interpretativo das Fisgas de Ermelo, a nova infraestrutura cultural e de lazer do concelho mondinense, antiga casa florestal do Fojo, desativada há mais de 30 anos. A cerimónia de inauguração contou com a presença de responsáveis de diversas instituições locais e regionais, Grupo Musical e Etnográfico “Fsibas de Ermelo” e foi também presenciada pela comunidade local da União de Freguesias de Ermelo e Pardelhas.O centro de promoção e preservação dos recursos naturais, culturais e paisagísticos da área envolvente, em especial do Parque Natural do Alvão, foi também criado para sensibilizar para a natureza e como posto de informação também a dar apoio à plataforma de visitação que vai ser instalada nas fisgas de Ermelo. Para o membro do Governo, Pedro Machado, o centro interpretativo é um “ativo” que cada vez mais importa porque acrescenta valor. A plataforma de visitação das fisgas é uma obra que está neste momento em ajustes de projeto devido aos impedimentos de intervenções que alterem a geologia do local. referiu-nos autarca mondinense, Bruno Ferreira. A instalação do Centro Interpretativo Fisgas de Ermelo foi aprovado no âmbito dos projetos âncora da Estratégia de Eficiência Coletiva PROVERE Minho Inovação, representou um investimento total de 282.619,42€ e contou com uma contribuição comunitária de 220.336,43€. Um local onde pode ser consultada a informação acerca das fisgas de Ermelo, um espaço a memória dos usos e costumes que marcaram a vida na aldeia milenar de Ermelo.

Amarante – 39º aniversário da cidade assinalado hoje (c/áudio)

Amarante celebra hoje o 39º aniversário da elevação a cidade. É no parque Florestal e Parque Ribeirinho o centro das atividades de hoje, a envolver o encontro “Idade de ouro” com os séniores do concelho e o concerto de logo mais com Carolina Deslandes e a Orquestra do Norte (22h). O Amarante Futebol Clube (que subiu à 3 Liga esta época) é homenageado pelas 17 horas no Amarante Cine-Teatro. O vereador da cultura, Adriano Santos falou à RRB do grade dia para o munícipio de Amarante. Como já é habitual, a ULS Tâmega e Sousa realiza ações de sensibilização e literacia para a saúde de forma a consciencializar a população para esta temática. A população amarantina junta-se neste dia para celebrar o dia do município.