A Câmara Municipal de Fafe promoveu rastreios precoces do daltonismo nas escolas do 1º ciclo do concelho, através do programa ColorAdd. O programa arrancou, no início de junho, na Escola Básica de Paços (Monte), promovendo, desta forma, a integração de uma parte da população na comunidade escolar com dificuldade em identificar as cores e, assim, assegurar o direito à educação e acesso à informação sem constrangimentos e de forma não discriminativa. Mais de 422 alunos de 20 escolas básicas do concelho estiveram envolvidos nesta ação sobre daltonismo e dos seus constrangimentos, no entanto o público alvo foram os alunos do 4º ano de escolaridade.
Para além da ação de sensibilização aos professores, da ação “Ver e Sentir as Cores” com os alunos, as crianças envolvidas no Programa ColorADD nas Escolas receberam um Kit ColorADD, oferecido pelo Município de Fafe, composto por um conjunto de material didático que vai permitir às crianças consolidarem esta aprendizagem e reforçarem os seus conhecimentos.
O programa ColorAdd valoriza o “alfabeto das cores”. É um programa que, de forma lúdica, promove a associação de símbolos relativamente a cores, sendo um sistema de identificação de cores para daltónicos e um código gráfico monocromático, sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permite aos daltónicos a identificação das cores corretamente. Estima-se que entre 8% e 12% do sexo masculino apresenta daltonismo e aproximadamente 5% verificam-se junto do sexo feminino.