rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Maio 23, 2024

Mimo Festival – Warm Up anuncia programação de 2024

Na próxima sexta-feira, 24 de maio, pelas 21h00, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, em Amarante, recebe o WARM UP do MIMO Festival. A organização vai apresentar a programação do festival que decorre na cidade de Amarante de 19 a 21 de Julho. Na noite de sexta-feira há concerto de Fred Martins e Joana Amendoeira e depois atuação dos Djs Alvaro Costas e Maryzca, Farofa, Marise Cardoso e Patisol. Marcelo D2 e Fatoumata Diawara são os primeiros artistas anunciados para a edição portuguesa do MIMO 2024.

Celoricense Cristiano Mota vence Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”

O aluno Cristiano Mota, a frequentar o ensino secundário em Celorico de Basto venceu o concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa” promovido pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.Decorreu na passada terça-feira, a fase final do concurso Leituras no Douro, Tâmega e Sousa no Marco de Canaveses e Cristiano Mota, aluno do 12º ano do Agrupamento de Escolas foi o vencedor desta primeira edição do concurso Leituras no Douro, Tâmega e Sousa.Para Cristiano Mota “o mais importante é e será sempre participar. Fui participante assíduo no concurso Nacional de Leitura, e agora que o mesmo acabou achei que deveria, pelo último ano, participar neste concurso. Adoro ler, sinto-me confortável em palco e procuro responder sempre positivamente aos desafios que me são lançados. Foi uma experiência muito interessante e gratificante” . Esteve ainda em concurso Inês Sousa a representar o ensino secundário de Celorico de Basto. Do 1º ciclo estiveram os alunos Luís Sousa, Rita Marinho Martins e Vanessa Lopes, do 2º ciclo estiveram na final os alunos Guilherme Teixeira, Maria João Marinho e Mariana Pereira e do 3º ciclo Ruben Costa, Tiago Queirós e João Teixeira.

Núcleo Local da Garantia para a Infância criado em Celorico de Basto

Celorico de Basto assinou protocolo com a Coordenação Nacional da Garantia para a Infância formalizando a constituição do Núcleo Local da Garantia para a Infância.A reunião presidida pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, contou com a presença de Sónia Almeida, Coordenadora Nacional da Garantia para a Infância que apresentou todo o projeto aos elementos que constituem o CLAS. O núcleo vai por em prática uma série de medidas para o planeamento, estratégia e diagnóstico para a tomada de decisão de cumprimento da garantia para a Infância saudável e cuidada. O Núcleo Local da Garantia para a Infância constituído pelo Município integra um representante da educação, um representante da ação social e um representante do Gabinete da Parentalidade, pela CPCJ, pela Unidade de Local Saúde, pela Escola Profissional de Fermil, pelo Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, pelo IEFP, pela Segurança Social, por um representante das IPSS´S com respostas sociais para crianças e jovens e por um representante das Associações com crianças e jovens. José Peixoto Lima assegura que Celorico de Basto tem vindo a colocar em prática uma série de medidas que “visam proteger os direitos das crianças e proporcionar-lhes o acesso equitativo à educação, à saúde, a uma alimentação equilibrada, além da criação de condições de habitação e de condições para brincar, explorar e aprender”.

Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar decorre no próximo fim-de-semana

É já no próximo fim-de-semana, 25 e 26 de maio, que vai realizar-se mais uma Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome. Durante estes dias, a doação de alimentos pode ser feita em mais de 100 supermercados de todo o distrito de Braga. Vão estão envolvidos na recolha de alimentos cerca de 2 mil e 700 pessoas. Até ao final de abril de 2024 foram já distribuídos, através de 275 Instituições, 465 873,23 Kg de alimentos, que chegaram à mesa de 52 800 pessoas.Até 2 de junho, decorrem ainda a Campanha de Doação Online. “O País e o distrito de Braga em particular, têm respondido com grande generosidade a estes apelos, com a doação de bens alimentares e tempo, como voluntários. Estamos confiantes de que a próxima Campanha não será exceção.”, Banco Alimentar Contra a Fome de Braga. A Campanha “Ajuda vale” permite a recolha de alimentos sob a forma de vales/cupões que representam alguns produtos básicos, como azeite, óleo, leite, salsichas e atum. Cada cupão representa uma unidade do produto (por exemplo, ‘1 litro de azeite’, ‘1 litro de leite’, etc.). Este cupão inclui um código de barras próprio, através do qual é efectuado o controlo das doações, e os produtos ficam claramente identificados no talão de caixa. A logística de transporte para os Bancos Alimentares Contra a Fome fica a cargo de cada uma das cadeias de distribuição. Trata-se de um processo cuja execução é auditada externamente.

Tascaberta – 10 anos de uma festa dentro da festa em Fermil de Bssto (c/áudio)

A Festa de Nossa Senhora da Conceição em Fermil de Basto chega este fim-de-semana (24, 25 e 26 de Maio) e com ela a Tascaberta. A “festa dentro da festa” organizada por amigos de Fermil comemora 10 anos de existência e a RRB falou com a Teresa Oliveira, da organização da tasca, a fim de saber de que maneira estes amigos resolveram assinalar a década de festa que começou “porque a noite de sexta-feira da festa de Fermil ser mais parada e sem animação”. A tasca aberta é realizada numa casa antiga, mesmo ao lado do recinto da festa organizada pela comissão de festas, no largo da feira em Fermil de Basto. Este ano fazem-no com bandas, tocadores e djs da terra e amigos da tasca. Nesta primeira década a Tasca foi lugar de encontro de amigos, diversão e festejo nas festas de Fermil. A musica, o vinho e a conversa junta várias idades pela noite dentro, com”pessoas que vêm de vários lugares” como nos disse a Teresa Oliveira. Teresa Oliveira, voz dos Tia Anita, que fazem parte do cartaz já esta sexta-feira, dia 24. A Bastomédia espetáculos apresenta o concerto dos Função Públika no próximo sábado, dia 25 , em Fermil de Basto.