rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Abril 3, 2024

Vilas de Montalegre e Salto com projeto-piloto para redução de bioressíduos

Está a ser implementado nas vilas de Montalegre e Salto um projeto-piloto com o nome “RecolhaBio”. Trata-se de um projeto de separação de biorresíduos na fonte em recipiente próprio por forma a reduzir a quantidade de biorresíduos a colocar em aterro, diminuir os custos relacionados com o seu transporte e deposição e obter um composto 100% natural reutilizável em jardins ou hortas, promovendo a economia circular, a sustentabilidade e a qualidade ambiental do nosso território. Referir que os biorresíduos (resíduos alimentares e de jardim) correspondem a cerca de 40% dos resíduos produzidos. Ao serem entregues passam a ser transformados em adubo natural e energia elétrica.A autarquia de Montalegre esclarece que “a população abrangida será brevemente visitada onde irá receber um pequeno balde, para separação dos seus biorresíduos, e uma chave eletrónica para abertura do contentor de recolha deste tipo de resíduos que serve a sua zona de residência”. A autarquia acredita, e espera, que a adesão a esta nova recolha sustentável permita atingir as metas comunitárias de reciclagem a que se está coletivamente obrigada e empenhada.

Ribeira de Pena entrega bolsa de estudos aos alunos do ensino superior

O Município de Ribeira de Pena procedeu à entrega de bolsas de estudo referente ao ano de 2023 a 93 alunos que frequentaram o ensino superior, com aproveitamento no ano letivo 2022/2023, totalizando um investimento significativo de 59.740.75 euros.Esta bolsa tem o objetivo de “contribuir para a educação e formação dos estudantes universitários, num momento em que o custo de vida atinge níveis tão elevados, dessa forma, esta bolsa representa um apoio para os agregados familiares lidarem com os significativos gastos que os estudantes enfrentam, nomeadamente com as propinas, alojamento, transporte e alimentação”, refere o município. O Presidente da Câmara Municipal, João Noronha, reafirmou o seu compromisso em “revitalizar e tornar o concelho mais atrativo, com o objetivo de garantir que os jovens não tenham necessidade de ir embora e permaneçam no concelho”.

Abertas as inscrições para a Feira do Livro de Cabeceiras de Basto

Decorrem até ao dia 8 de maio as  inscrições para a participação na edição 2024 da Feira do Livro de Cabeceiras de Basto. O evento acontecerá entre os dias 31 de maio e 2 de junho e tem como principais objetivos promover e difundir o livro e obras multimédia (em qualquer suporte), fomentar os hábitos de leitura e o incremento do nível de literacia, estabelecer contactos entre o público e os autores, assim como divulgar e promover a componente lúdica e didática como apoio ao desenvolvimento. Podem inscrever-se na feira editores, distribuidores, livreiros, alfarrabistas e outras empresas de materiais lúdico didático; entidades, públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras que sejam consideradas de especial interesse pela organização.

Celorico de Basto recebe primeira edição do concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”

Vai decorrer no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa, em Celorico de Basto, nos dias 9 e 11 de abril a 1.ª edição do Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa”. O concurso, que acontece às 10h30 no dia 9 de abril e às 14h00 no dia 11 de abril, tem como objetivo principal “estimular o gosto e o prazer da leitura, com vista a melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão e os hábitos de leitura, bem como manter a ligação entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Tâmega e Sousa e a sua comunidade escolar”, explica a autarquia celoricense.De salientar que a 1ª edição do Concurso “Leituras no Douro, Tâmega e Sousa” está a decorrer desde 4 de dezembro de 2023, data oficial de abertura, até 21 de Maio, dia da prova final. O concurso é da responsabilidade das bibliotecas municipais e das bibliotecas escolares da região do Douro, Tâmega e Sousa.