rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Conferência “Inquietar” abre semana da Educação em Amarante (c/áudio)

Decorre no Cine-teatro de Amarante a 5 e 6 de Abril a conferência “Inquietar – O cerne da Educação” com o tema da Inteligência Artificial (IA). A organização a cargo da Câmara Municipal de Amarante tendo as escolas do concelho como parceiras, escolheu para a terceira edição do “Inquietar” o tema incontornável da sociedade e que “deve também ser discutido no âmbito da educação”, revelou à RRB Adriano Santos, vereador da educação da autarquia amarantina. “Como pode a IA interagir com a educação sendo que vem abrir várias possibilidades dentro do ensino?” é esta e outras questões que Amarante vai discutir e por isso desafiaram” cientistas, filósofos e comunidade educativa a refletir acercar do tema”, revelou o vereador.

A segunda edição da conferência “INQUIETAR – o cerne da educação” dá este ano palco à IA na educação depois do ano passado se levar a discussão a disruptividade dos métodos de ensino e a participação ter sido bastante satisfatória. Do painel de oradores constam nomes como Miguel Herdade, Diretor Associado no Ambition Institute no Reino Unido, a Eurodeputada Maria Graça Carvalho, Goreti Marreiros, Presidente da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial, André Barata, Professor na Universidade da Beira Interior ou Pedro Duarte, diretor de relações externas e corporativas da Microsoft Portugal.


A conferência é creditada com Ação de Curta Duração (ACD). Numa partilha de profissionais, cientistas e pensadores com várias perspetivas e conhecimentos sólidos sobre o tema, serão abordadas questões como “Quais são os potenciais impactos da Inteligência Artificial na relação entre professores e alunos, e como podemos manter a componente humana e relacional essencial no ambiente de aprendizagem? Como podemos assegurar que a integração da Inteligência Artificial no processo educativo respeita e promove as características individuais e as necessidades específicas dos alunos? Quais são os desafios éticos e legais que surgem com o uso da Inteligência Artificial no ensino, especialmente no que diz respeito à proteção de dados dos alunos e à responsabilidade por eventuais decisões automatizadas?”.
Este evento discute aquele que é “provavelmente o maior tema da atualidade” refere o vereador, numa organização do Município de Amarante em parceria com o Instituto +Liberdade e as Escolas do concelho, designadamente: Agrupamento de Escolas Amadeo de Souza-Cardoso, Agrupamento de Escolas Teixeira de Pascoaes, Escola Secundária de Amarante, Colégio de São Gonçalo, CENFIM, EPALC, Externato de Vila Meã e Conservatório de Amarante. Adriano Santos foca a importância de ter as escolas como parceiras e ainda revela a exposição itinerante “Memórias do Comunismo, Fascismo e Totalitarismo no séc. XX na Europa” que percorrerá as escolas.