rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

“UCC Amiga dos Bebés” – Apoio à Amamentação ao Domicílio em Celorico de Basto (c/áudio)

A enfermeira especialista em saúde materna Ana Rita Carvalho vai a casa das recém-mamas para uma acompanhamento mais próximo às mães e aos bebés no processo da amamentação.

Acaba de ser implementado em Celorico de Basto o projeto “UCC Amiga dos Bebés” da Unidade de Cuidados na Comunidade “Mãos Amigas”. Com visitas domiciliárias a enfermeira Ana Rita Carvalho, especialista em saúde materna e obstétrica, promove e apoia a amamentação, um apoio importante e porventura “imprescindível ” a quem se vê com um recém-nascido e com todas as questões e dúvidas em torno da amamentação.

“A ideia deste projeto surgiu com base em melhorar a qualidade dos cuidados dos casais e das mães no nosso concelho”, revelou a enfermeira em entrevista à RRB. “As taxas de amamentação estão baixas, a adesão à amamentação acontece mas depois é abandonada”. Ana Rita Carvalho considera que “Há claramente uma falta de apoio após a alta hospitalar, a taxa de adesão à amamentação é elevada mas após um mês e outro as senhoras vão abandonando”. Falta de apoio e de informação podem estar na origem deste abandono e o apoio e empoderamento daquela família será essencial para o bem estar do bebé e do casal.

As vantagens são imensas e o apoio domiciliário que a enfermeira presta inicia-se com o regresso a casa até aos quatro meses de vida do bebé. “O vínculo afetivo entre a mãe e o bebé, a recuperação pós-parto, a saúde e desenvolvimento do bebé, a auto-estima e até vantagens a nível económico e ambiental.”, lembra a profissional de saúde que há já alguns anos acompanha mães e bebés.

A Enfermeira Ana Rita Carvalho regressou em 2024 ao concelho de onde é natural depois de já ter trabalhado na área da enfermagem de 2009 a 2018 com passagem pela maternidade do hospital de S. João no Porto até ao ano passado, entre outros hospitais privados. Conhecendo bem a realidade volta ao Centro de Saúde de Celorico de Basto com este projeto de ajudar as recém-mamas na tarefa da amamentação.

A primeira visita é feita nos primeiros dias após a alta na maternidade e as visitas seguintes acontecem mediante as necessidades da mãe e do bebé até aos quatro meses de vida do bebé. O acesso ao projeto pode ser feito pelo enfermeiro e médico de família, nas sessões de preparação para a parentalidade ou nas sessões de recuperação pós-parto. Contacto telefónico (255 320 220) ou e-mail (anaritacarvalho@hospitaldeguimaraes.min-saude.pt)

Pode ouvir a entrevista aqui: