A celebrar o Dia Mundial do Consumidor e o 9º aniversário do Centro de Informação Autárquico ao Consumidor do Município de Amarante (CIAC ) esta semana vão decorrer várias iniciativas promovidas em Amarante. Já hoje, dia 11, a Casa da Portela acolheu uma Sessão de Informação sobre “Fundo Ambiental: Balcão de Habitação e Energia”, dirigida a Juntas de Freguesia e público em geral. O Programa vale de eficiência energética; bilha solidária e edifícios mais sustentáveis – foram temáticas abordadas pela ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias. Amanhã, 12 de março é realizado um Webinar destinado a comerciantes, com a presença do diretor do Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa (TRIAVE), Pedro Sousa e da vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor, Rita Marinho Batista, no âmbito do Protocolo com o Município de Amarante e o TRIAVE, desde 2020. A sessão online, a partir das 16h00, terá em discussão temas como a arbitragem para resolver conflitos de consumo de baixo valor, qual o objetivo e em que situação se pode aplicar esta resolução alternativa de litígios.Uma “Conversa na Rádio” e duas Sessões de Informação sobre “A Importância da Literacia Financeira nas Camadas mais Jovens” para alunos da Escola Secundária de Amarante e do Conservatório de Amarante são as ações previstas para dia 13 de março, em parceria com a economista Ana Passos da DECO. Gestão da semanada/mesada; Dicas de poupança; Definição de bens essenciais e bens supérfluos e Conta bancária são as temáticas que serão abordadas junto dos estudantes. A “Conversa na Rádio” contará com a presença da vereadora e o Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Amarante, Capitão Luís Alves. Práticas comerciais desleais e agressivas; Contactos porta-a-porta; Burlas e Venda de produtos milagrosos são os temas que estarão em destaque para os ouvintes. As atividades terminam a 15 de março, precisamente quando se assinala o Dia Mundial do Consumidor com uma Sessão de Informação destinada a Técnicos dos Serviços de Apoio Social. Medidas “Mais Habitação” emanadas pelo Estado e Direitos e Deveres estarão em destaque no evento que acontece, a partir das 9h30, na Casa da Portela. “Os desafios relacionados com o consumo são diários e estão em permanente evolução sendo de realcar os que decorrem da expansão das compras online. Nesse sentido, acreditamos que a constante aposta no esclarecimento e na sensibilização dos consumidores é um caminho que continua a ser necessário. Esperamos através destas propostas conseguir contribuir para uma sociedade mais informada sobre os seus direitos e deveres”, considera a vereadora com o pelouro da Defesa do Consumidor, Rita Marinho Batista.
A partir de hoje e até dia 17 de Março, a GNR está nas ruas com a operação “RoadPol” a fiscalizar a utilização dos cintos de segurança e sistemas de retenção de crianças e capacete. Esta operação decorre no âmbito da Rede Europeia de Polícias de Trânsito (RoadPol), organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias. Saiba que o cinto de segurança, o sistema de retenção para crianças (SRC), são dispositivos de segurança passiva dos ocupantes de um veículo automóvel, que têm por finalidade, em caso de acidente de viação, evitar a projeção dos mesmos para fora do veículo ou para partes interiores do mesmo, reduzindo a ocorrência de ferimentos ou a sua gravidade. No caso de veículos de 2 rodas a motor, o capacete absorve parte da energia e dispersa a força do impacto para que a força não seja concentrada numa única parte da cabeça, reduzindo em 40% o risco de morte em caso de acidente.
Ribeira de Pena já atribuiu cheques para quem beneficia da comparticipação dos medicamentos. Os beneficiários do cartão social Mais, que são no concelho 400 pessoas, receberam o total de 62 mil e 627 euros para fazer frente às despesas efetuadas até dezembro do ano passado. Revela a autarquia, liderada por João Noronha, que o Programa Municipal de comparticipação em despesas com medicamento representa um complemento às políticas sociais da autarquia no combate às desigualdades sociais do concelho e à melhoria de condições de vida dos ribeirapenenses. Segundo o presidente João Noronha, “esta iniciativa não se resume a um mero gesto financeiro, mas sim um compromisso sólido com a saúde e o bem-estar dos nossos cidadãos. Ao investir no acesso à saúde, estamos construindo uma base sólida para o desenvolvimento social e económico da nossa sociedade. Esta iniciativa é um passo significativo na nossa visão de construir uma sociedade mais justa e equitativa.”
Os distritos de Porto, Braga e Vila Real preferiram o voto na Aliança Democrática nas eleições legislativas realizadas ontem, 10 de Março. Nestes três distritos do Norte do país à semelhança do resultado geral, em segundo lugar nas votações ficou o Partido Socialista (PS) e em terceiro o partido Chega . O partido socialista venceu em Amarante e em Fafe também em Lousada e Baião. A Aliança Democrática teve uma vitória expressiva em Celorico de Basto e Mondim de Basto. Em Celorico de Basto venceu a AD por 40,31%, sendo que o PS arrecadou 28,45% dos votos. O Chega em Celorico de Basto obteve 1594 votos, terceira força politica mais votada com 14,81%. De registo que em Agilde, Borba da Montanha e Fervença o CHEGA foi o segundo partido mais votado. Em Mondim de Basto a AD arrecadou 44,2% dos votos, O PS surge logo atrás com 27,46% das votações. O Chega em terceiro lugar com 15,51% das votações. Em Amarante O PS vence com 34,5% dos votos, a AD vêm logo atrás com 33,6%, numa diferença no concelho de 289 votos. O Chega consegue em Amarante 4346 votos (13,4%). A esta altura ainda falta apurar os votos no estrangeiro, dados do ministério da administração interna.