rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Amarante – “A Ganha-pão” em exibição no Dia da Mulher

O Cineclube de Amarante vai assinalar o Dia da Mulher esta sexta-feira. Recebe Leonor Teles, realizadora portuguesa que em 2016 recebeu no Festival de Berlim o Urso de Ouro para a Melhor Curta-Metragem, Balada de um Batráquio, curta-metragem de 11 minutos. Esta sexta-feira a realizadora vai estar em Amarante para apresentar a sua primeira longa-metragem, Baan. Pelas 18h, o cineclube  ainda exibe o filme de animação A Ganha-Pão da realizadora Nora Twomey.

A história de resiliência e coragem de uma jovem afegã disposta a tudo para salvar a família, num filme de animação de Nora Twomey, adaptação do romance “The Breadwinner” da ativista canadiana Deborah Ellis. Parvana tem 11 anos e vive com a família na cidade de Kabul, devastada pela guerra e sob o regime talibã. Quando o seu pai é preso e levado por terroristas, a vida de Parvana muda para sempre. Como as mulheres não estão autorizadas a deixar a casa sem a companhia de um homem, a sua família fica enclausurada e numa situação precária. Para ajudar a sua família, Parvana decide cortar o cabelo e fazer-se passar por um rapaz, tornando-se ela a ganha-pão. Apesar do perigo de ser descoberta, ela não desiste de resgatar o pai.

A saber também que “Baan”, palavra tailandesa que designa “casa”, é a primeira longa-metragem de ficção realizada por Leonor Teles, depois da curta “Balada de Um Batráquio” (2016), vencedora do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, e do documentário “Terra Franca” (2018). Produzida por Uma Pedra no Sapato e estreada mundialmente no Festival de Locarno, narra a história de L (Carolina Miragaia), que acaba de entrar como estagiária num ateliê de arquitectura (cujos responsáveis são interpretados pelos cineastas Filipa Reis e João Miller Guerra, também produtores deste filme) e que vive uma montanha-russa emocional ao sair de uma relação fracassada e começar um novo relacionamento. PÚBLICO