rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Março 7, 2024

Amarante – “A Ganha-pão” em exibição no Dia da Mulher

O Cineclube de Amarante vai assinalar o Dia da Mulher esta sexta-feira. Recebe Leonor Teles, realizadora portuguesa que em 2016 recebeu no Festival de Berlim o Urso de Ouro para a Melhor Curta-Metragem, Balada de um Batráquio, curta-metragem de 11 minutos. Esta sexta-feira a realizadora vai estar em Amarante para apresentar a sua primeira longa-metragem, Baan. Pelas 18h, o cineclube  ainda exibe o filme de animação A Ganha-Pão da realizadora Nora Twomey. A história de resiliência e coragem de uma jovem afegã disposta a tudo para salvar a família, num filme de animação de Nora Twomey, adaptação do romance “The Breadwinner” da ativista canadiana Deborah Ellis. Parvana tem 11 anos e vive com a família na cidade de Kabul, devastada pela guerra e sob o regime talibã. Quando o seu pai é preso e levado por terroristas, a vida de Parvana muda para sempre. Como as mulheres não estão autorizadas a deixar a casa sem a companhia de um homem, a sua família fica enclausurada e numa situação precária. Para ajudar a sua família, Parvana decide cortar o cabelo e fazer-se passar por um rapaz, tornando-se ela a ganha-pão. Apesar do perigo de ser descoberta, ela não desiste de resgatar o pai. A saber também que “Baan”, palavra tailandesa que designa “casa”, é a primeira longa-metragem de ficção realizada por Leonor Teles, depois da curta “Balada de Um Batráquio” (2016), vencedora do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim, e do documentário “Terra Franca” (2018). Produzida por Uma Pedra no Sapato e estreada mundialmente no Festival de Locarno, narra a história de L (Carolina Miragaia), que acaba de entrar como estagiária num ateliê de arquitectura (cujos responsáveis são interpretados pelos cineastas Filipa Reis e João Miller Guerra, também produtores deste filme) e que vive uma montanha-russa emocional ao sair de uma relação fracassada e começar um novo relacionamento. PÚBLICO

BECA – Sub-18 recebem taça de Campeões regionais

Os Atletas do Beca – Bastinhos Clube de Andebol receberam no passado sábado a troféu de campeões regionais Sub-18. No final do jogo frente ao AD Amarante, vencido pelo Beca por 31 bolas a 17, os atletas do Beca receberam a taça de Campeões Regionais Sub-18 da AA de Braga. O troféu de campeões regionais sub-18 foi entregue pela vereadora do Desporto da autarquia de Celorico de Basto, Maria José Marinho, pelo presidente da AA de Braga, Manuel Moreira, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Domingos Carvalho. O treinador João Varejão considera que “esta é só uma pequena etapa, estamos agora a disputar a segunda fase do Nacional e queremos solidificar a nossa presença na 1ª divisão nacional e permitir que os nossos atletas possam competir com os melhores”. O treinador assegura que “quanto melhor for competição, melhor será o crescimento dos atletas dentro da modalidade. Esta etapa da 1ª divisão, segunda fase também está a correr muito bem, em três jogos, três vitórias, e agora queremos ficar nos 4 primeiro para pudermos garantir, em setembro, o arranque na primeira divisão nacional”. “O nosso lugar é a primeira divisão, temos atletas com muito potencial, e estamos a fazer o nosso percurso, com resultados para atingir esse patamar”. – Chicão, capitão da equipa. Para a vereadora do desporto ” O Beca tem feito um caminho notável com resultados, com atletas altamente motivados e com muito potencial. Em 10 anos 10 internacionalizações é obra, mas é obra de um esforço contínuo de todos. Este é também resultado do apoio que esta autarquia dá ao desporto. Os contratos-programa formalizados com as diferentes entidades desportivas têm permitido que os clubes sejam cada vez mais competitivos e aspirem a lugares cimeiros. Aos campeões regionais sub-18 da AA de Braga, as maiores felicidades” disse Maria José Marinho, Vereadora do Desporto do Município de Celorico de Basto. “

Exposição “As camélias como fonte de inspiração” inaugura a 11 de Março

Na próxima segunda-feira, 11 de Março, a autarquia celoricense inaugura a exposição “As camélias como fonte de inspiração”. Pelas 17h30 no hall de entrada da edifício da câmara municipal a inauguração vai receber os autores das peças em exposição. Depois da cerimónia segue-se o Camélia Happy Hour. A exposição tem a curadoria de Carminda Andrade.

1ª Conferência de Proteção Civil em Fafe a 15 de Março

Fafe acolhe 1ª Conferência de Proteção Civil com o tema “O Papel do Cidadão e das Freguesias na Proteção Civil” a realizar-se a 15 de Março.O Município de Fafe, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, está a promover, durante este mês, as Comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil, que contemplam várias iniciativas, entre as quais a 1ª Conferência de Proteção Civil – “O Papel do Cidadão e das Freguesias na Proteção Civil”, a realizar-se a 15 de março, no Auditório da Câmara Municipal.O programa, que conta com abertura do presidente da Câmara Municipal de Fafe, Antero Barbosa, inclui diversos painéis e convidados que, ao longo de todo o dia, vão debater sobre a organização da Proteção Civil e o papel do cidadão, das juntas de freguesia e das comunidades locais.As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, até ao dia 13 de março.

Cardo-Roxo atuam no Mosteiro de Freixo de Baixo no domingo

No próximo domingo, 10 de março, às 16 horas, o Ensemble Cardo-Roxo regressa à Rota do Românico para mais um concerto do ciclo “Ad Orientem”, desta vez no Mosteiro do Salvador de Freixo de Baixo, em Amarante. A entrada é livre. “Ad Orientem” é um projeto artístico e de investigação promovido pela associação cultural Projecto Cardo em 12 monumentos icónicos do Norte de Portugal, com o apoio, entre outras entidades, da Rota do Românico, do Património Cultural, I.P., da Antena 2 e da Direção-Geral das Artes. A Rota do Românico através do projeto “Ad Orientem” tem em cada um dos espaços patrimoniais uma análise científica e empírica do seu comportamento acústico e das condições arquitetónicas e práticas com vista à realização de concertos e gravações profissionais. “Para cada monumento foi selecionada para gravação uma canção tradicional local com um novo arranjo, e escolhida uma data para a realização de um concerto para a sua comunidade, no qual se ouvirá a sua peça.”, revela. No final de 2024, será editado um disco com as 12 canções escolhidas pelo projeto “Ad Orientem”, e lançado um sítio na internet, para que os músicos e produtores possam ter acesso a toda a informação recolhida e possam escolher o local que melhor serve o seu propósito musical. O Ensemble Cardo-Roxo, criado em 2012, é formado por Carmina Repas Gonçalves, na viola da gamba e voz, Antony Fernandes, na gaita de foles e voz, e Tiago Manuel Soares, na percussão.