rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Fevereiro 23, 2024

“Cientista regressa à escola” está nas escolas de Fafe

O programa “Cientista regressa à escola” está a percorrer algumas escolas de Fafe, numa iniciativa promovida pelo Município de Fafe e pelo projeto Native Scientists. Este é um programa educativo desenvolvido pela Native Scientists tem como objetivo contribuir para a promoção da cultura e literacia científica em Portugal assim como para a desmistificação do trabalho de uma/um cientista através da aproximação da/o cientista às crianças. “Já estamos na terceira edição do projeto e o nosso propósito é levar os cientistas de regresso à escola para falarem um bocadinho do seu meio de trabalho, aproximar as crianças da ciência, aumentar a literacia científica e a capacidade de reflexão. E também dar uma aula num formato não formal de maneira mais prática, ajudando a desenvolver outras aptidões como a curiosidade e o espírito crítico dos mais pequenos”, referiu Beatriz Amado, Community Manager da Native Scientists. Já decorreram as primeiras sessões do programa e a vereadora da Educação, Paula Nogueira, marcou presença na passada segunda feira na sessão que aconteceu na Escola Básica de Silvares – S. Martinho e na Escola Básica São Jorge. A sessão contou com a cientista fafense Vera Costa, que falou aos mais pequenos sobre a sua experiência profissional como farmacêutica toxicológica, explicando o significado de vários símbolos que podem encontrar em produtos que têm em casa e alertou para os efeitos que estes podem causar caso não adotem comportamentos de segurança e cuidado no manuseamento. O «Cientista regressa à Escola» está marcado para 11 de março, para sessões nas escolas básicas de Arões S. Romão e Arões Stª. Cristina, com a colaboração do cientista Leandro Freitas. No dia 22 de abril será a vez das escolas básicas de Medelo e de Moreira de Rei receberem a cientista Carla Silva. Inscrito no programa de atividades para 2024, o programa «Cientista regressa à Escola» contempla várias etapas, incluindo uma avaliação para aferir o sucesso da iniciativa junto das crianças abrangidas pelas sessões piloto. Notar ainda que, no âmbito desta iniciativa, Fafe é dos concelhos com mais cientistas inscritos.

Fafe vai estar presente na BTL

O Município de Fafe volta a participar na Bolsa de Turismo de Lisboa, na área institucional da entidade Turismo do Porto e Norte de Portugal, no âmbito do consórcio ‘Minho In’, acompanhando os municípios que integram a CIM Ave na  ação de promoção da oferta turística do concelho. O Município de Fafe quer promover em Lisboa a gastronomia (com ações de degustação do ex-libris da gastronomia fafense – vitela assada à moda de fafe, doces de gema e o vinho verde da região), acultura com divulgação do programa do Centenário do Teatro Cinema de Fafe e a sua história, e as tradições destacando os Entrançados de Palha de Fafe e a ‘Lenda da Bicha das 7 Cabeças’ que foi recentemente recriada e encenada sob o tema «A Noite das 7 Pragas», e que procura afirmar-se como evento de cidade a assinalar no dia 31 de outubro. “A presença de Fafe implica um programa complementar de animação com workshops, apresentação de produtos e projetos, espaços de degustação, momentos musicais e performances de teatro.” revela a autarquia. A Bolsa de Turismo de Lisboa é uma das maiores feiras nacionais do setor do Turismo, sendo uma referência na promoção de destinos. Assume-se como ponto de encontro dos profissionais ligado à área turística e espaço de aplicação das últimas tendências deste mercado. Agências de viagem, operadores turísticos, escritórios de promoção turística de diversos países, turismo gastronómico e empresas de produtos e serviços turísticos em geral reúnem-se anualmente na BTL para apresentar a sua oferta ao mercado e ao público em geral com propostas especiais. O evento conta também com uma ampla programação, espaços de networking para os profissionais, empresas turísticas, operadores do setor e atividades culturais para o público em geral.

Dr. José Lemos vence Prémio Dr. Maximino de Matos

Já é conhecido o vencedor do Prémio Dr. Maximino de Matos, em Fafe.O Prémio vai ser atribuído ao médico fafense, José Lemos. Instituído pelo Município de Fafe, em cumprimento do legado deixado por Laura Summavielle Soares de Matos, viúva do patrono, o prémio visa distinguir, anualmente, o aluno de Fafe que tenha obtido a melhor classificação no mestrado integrado em qualquer dos ramos dos cursos de Medicina.Natural da freguesia de Fafe, José Lemos frequentou a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, tendo obtido uma classificação média de 17 valores no mestrado integrado em medicina no ano 2023.A atribuição desta distinção foi dada a conhecer na última reunião de câmara, realizada a 12 de fevereiro.“Recorde-se que podem concorrer a este prémio, no valor de 750 euros líquidos, os recém-mestrados de qualquer dos ramos das diversas Faculdades e Institutos do País que ministram Cursos Superiores de Medicina, desde que comprovem o seu nascimento ou residência há mais de um ano no concelho de Fafe.”, segundo a autarquia.O Prémio é entregue ao vencedor, a 5 de Outubro, no âmbito das comemorações da Implantação da República.

Fervença recebe concerto do ciclo Ad Orientem da Rota do Românico

A Igreja de Fervença recebe os Cardo-Roxo. No próximo sábado, 24, às 21h30, a Igreja do Salvador de Fervença, em Celorico de Basto, recebe o quinto concerto do ciclo Ad Orientem, na Rota do Românico, pelo Ensemble Cardo-Roxo. ’Um olhar criativo e científico sobre o património histórico e musical do Norte de Portugal’ é o mote deste ciclo, que percorrerá 12 monumentos até março de 2024, sete dos quais na Rota do Românico.Criado em 2012, o Ensemble Cardo-Roxo dedica-se à descoberta, exploração e divulgação do repertório de tradição oral português. A entrada é livre