A 27 de Fevereiro o Rotary Clube de Amarante vai homenagear José Rodrigo Carneiro da Costa Carvalho renomado jornalista, professor, autor e político amarantino. É prática comum em clubes rotários de todo o Mundo, no início de cada ano civil, a homenagem de um profissional local que se tenha destacado na sua área de atuação. “O Rotary Club de Amarante, à imagem do que tem feito em anos anteriores, vai homenagear, em 2024, o Sr. José Rodrigo Carneiro da Costa Carvalho renomado jornalista, professor, autor e político amarantino.”, revela em comunicado. O jantar vai decorrer na sede do Rotary Clube de Amarante.
A Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), em Guimarães, recebe esta terça-feira 75 empresas, com mais de 3000 oportunidades de trabalho para estudantes e diplomados. A iniciativa designa-se “Dia do Emprego – Tomorrow Needs You” e decorre das 9h30 às 17h30, na nave central do campus de Azurém, em Guimarães. Balanças Marques, Casais, CEiiA, CJR Renewables, Continental, dst, Energycon, Petrotec, Jerónimo Martins e Siemens estão entre os stands participantes. A entrada é livre. “Este é o evento que mais caracteriza a nossa Escola: permite a qualquer estudante dos três ciclos de estudos interagir com o tecido empresarial e industrial, facilitando a sua tomada de decisão no percurso académico e perspetivando o que o mercado espera dele/a”, diz o vice-presidente da EEUM para a Interação com a Sociedade, Raúl Fangueiro. A abertura conta com a presença dos presidentes da EEUM e do Município de Guimarães, respetivamente Pedro Arezes e Domingos Bragança, além de uma atuação da tuna Afonsina. Os quase 8000 alunos da Escola vão poder interagir com grandes empregadores nacionais e internacionais e conhecer as suas áreas de negócio, ofertas abertas e perfis de colaboração. A iniciativa tem como oradores convidados Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa e presidente da Associação Empresarial do Minho, e Beatriz Oliveira, CEO da BindTuning e diretora regional da Microsoft, para falarem sobre liderança humanizada e a ponte entre o ser humano e a inteligência artificial. O evento é aberto ao público, sendo relevante para interessados em ensino, inovação, empreendedorismo, carreira e liderança. O programa inclui ainda a entrega de prémios de mérito por instituições parceiras e uma atuação da tuna Tun’Obebes.
Prémio “Sakura Japan Women’s Wine Awards 2024” foi entregue ao vinho produzido em Celorico de Basto. A Quinta de Santa Cristina viu o vinho Quinta de Santa Cristina Espadeiro-Alvarinho 2022 conquistar a Medalha de Ouro, no concurso Sakura Japan Women’s Wine Awards 2024. “Composta exclusivamente por jurís femininas, a 11ª edição desta competição tem como missão distinguir os vinhos que melhor harmonizem com a cozinha japonesa e impulsionar o papel da mulher na área dos vinhos”, revela. Segundo o produtor o “Espadeiro Alvarinho caracteriza-se pelo aroma fresco, expressivo e delicado, com notas de fruto vermelho, morangos, framboesa e um ligeiro floral, complementado com acidez suave e bem integrada. Termina fresco, sedutor e muito apetecível. Um Vinho Rosé ideal para acompanhar comidas não muito condimentadas, como, por exemplo, comida italiana e asiática.” O Espadeiro Alvarinho tem o P.V.P, online de 13,50€
A autarquia celoricense apresentou publicamente a XIX Festa Internacional das Camélias. A decorrer a 15, 16 e 17 de Março a festa rainha do concelho de Celorico de Basto apresenta um programa vasto e diversificado nos dias do fim-de-semana grande da festa mas também em todo o mês de Março, já considerado o mês das Camélias no território celoricense. Foi com o propósito de apresentar as novidades da edição que antecede os 20 anos desta festa, que o autarca José Peixoto Lima e a vereadora da Cultura Maria José Marinho juntaram, a 15 de Fevereiro, a comunicação social na Casa da Terra para dar a conhecer todo o programa da festa depois de terem visitado algumas lojas do comércio local. José Peixoto Lima foca a “prata da casa”, as coletividades que preenchem o programa mensal das camélias. Este ano, a corrida de Cavalos – Grande prémio das camélias- é uma novidade. Realiza-se a 3 de março no hipódromo de Carvalho. Um concerto de Guitarras Clássicas vai juntar a Academia de Música e Dança do Fundão e a Academia de Música de Basto, na Quinta do Prado a 16 de Março. Encontro de concertinas a 2 de Março em Gandarela de Basto e a 24 de Março na Mota. Herman José assinala num espetáculo de comédia os 50 anos de carreira em Celorico de Basto, a 15 de Março. O grande desafio é ter o maior jardim de camélias da Europa além de querer marcar a vigésima edição em 2025 como uma marca para todo o território. Para ver o vídeo de apresentação aqui.