rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Cineclube de Amarante – programação de Fevereiro

Leonard Bernstein e Enzo Ferrari são as figuras centrais de dois dos filmes a ser exibidos no mês de Fevereiro em Amarante.

Cinema Teixeira de Pascoaes

6ª feiras | 21:30

Dia 02

Maestro – UM FILME DE Bradley Cooper – COM Carey Mulligan, Bradley Cooper, Maya Hawke


Nascido a 25 de Agosto de 1918, Leonard Bernstein era filho de judeus ucranianos que emigraram para os EUA no início do século XX. Em adulto, tornou-se maestro da Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e foi reconhecido internacionalmente como um grande talento da música clássica – o que, na época, significava ser reconhecido na Europa.

Para além disso, ficou célebre pelos concertos transmitidos pela televisão e pelos musicais para a Broadway –  entre eles “West Side Story”, um dos mais populares musicais de sempre, adaptado ao cinema por duas vezes: em 1961 por Jerome Robbins e Robert Wise; e em 2021 por Steven Spielberg. Faleceu de ataque cardíaco no dia 14 de Outubro de 1990, aos 72 anos.

Estreado na 80.ª edição do Festival de Veneza, este “biopic” foi realizado, protagonizado e co-escrito (em parceria com Josh Singer) por Bradley Cooper e conta a história de amor entre Bernstein e a actriz chilena Felicia Cohn Montealegre (1922-1978), com quem foi casado durante 25 anos e com quem teve três filhos: Jamie, Alexander e Nina Bernstein, que apoiaram toda a produção do filme. PÚBLICOTrailer : https://www.youtube.com/watch?v=w-FlZwybIzE

2023 | EUA | M/14 | 2H 09MIN

Dia 09

Ferrari – UM FILME DE Michael Mann – COM Adam Driver, Penélope Cruz, Shailene Woodley

Em 1957, Enzo Ferrari estava a ter um ano complicado. A Ferrari, o colosso da indústria automóvel por ele fundado em 1939, estava em maus lençóis, à beira da falência, e o seu filho, Dino, tinha morrido no ano anterior. O seu casamento também não estava bem, e não só pelo filho que tinha tido com uma amante. Foi nesse contexto que inscreveu a sua equipa de corrida, a Scuderia Ferrari, na Mille Miglia, com pilotos como Piero Taruffi, Wolfgang von Trips ou Olivier Gendebien.

Este filme de Michael Mann (“O Ladrão Profissional”, “Heat – Cidade Sob Pressão”, “O Informador”) conta a história desse ano, tornando Ferrari, aqui interpretado por Adam Driver, em mais um dos seus protagonistas complexos, ambiciosos e ultracompetentes. O guião é assinado pelo escocês Troy Kennedy Martin, que morreu em 2009. No elenco, além de Driver, surgem nomes como Penélope Cruz, que faz de Laura Ferrari, sua esposa, Shailene Woodley, como Lina Lardi, a amante, Sarah Gadon ou Patrick Dempsey. A estreia ocorreu na 80.ª edição do Festival de Veneza. PÚBLICO

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=yoi743pgF4M

2023 | ITA, GB, EUA, China| M/12 | 2H 10MIN

Dia 16

Fechar os olhos – UM FILME DE Víctor Erice – COM  Manolo Solo, José Coronado, Ana Torrent, Petra Martínez

À época do seu desaparecimento, durante a rodagem do filme “La Mirada del Adíos”, Julio Arenas era um dos mais amados actores espanhóis. Embora o seu corpo nunca tenha sido encontrado, as autoridades concluíram que terá caído acidentalmente ao mar e encerraram o caso. Quase 30 anos passados sobre esse evento, o realizador Miguel Garay, seu grande amigo, decide fazer uma retrospectiva da vida dele num programa de televisão.

Estreado no Festival de Cinema de Cannes em Maio de 2023, “Fechar os Olhos” arrecadou o prémio de melhor filme na secção competitiva na edição de 2023 do LEFFEST – Lisboa Film Festival – atribuído por um júri composto por Elia Suleiman, Fanny Ardant, Khalik Allah, Georgi Gospodinov, Nitin Sawhney, Rachel Kushner e Adriana Molder.

Nomeado para 11 prémios Goya, conta com realização do celebrado realizador espanhol Víctor Erice (“O Espírito da Colmeia”, “O Sul”, “O Sol do Marmeleiro”), que escreve o argumento em parceria com Michel Gaztambide. O elenco conta com Manolo Solo, José Coronado, Soledad Villamil e Ana Torrent. PÚBLICOTrailer : https://www.youtube.com/watch?v=fefTLkN6Qo4

2023 | ARG, ESP| M/14 | 2H 49MIN |

Dia 23

As Ervas Secas – UM FILME DE Nuri Bilge Ceylan – COM Deniz Celiloglu, Merve Dizdar, Musab Ekici, Ece Bagci

O turco Nuri Bilge Ceylan volta a filmar a Anatólia para contar a história de um professor há anos desterrado numa aldeia remota da região, que sonha voltar a Istambul, onde viveu durante alguns anos. Nas férias de Inverno, ele e o colega de casa são acusados de conduta imprópria por duas alunas e isso virará a sua vida do avesso.

Co-escrito pelo realizador, a sua esposa Ebru Ceylan e Akın Aksu, este filme com Deniz Celiloğlu teve estreia na edição de 2023 do Festival de Cannes, onde foi um dos 19 filmes em competição. PÚBLICOTrailer : https://www.youtube.com/watch?v=2GEKrhC1iOw

2023 | Turquia, FRA, ALE, SUE | M/14 | 3H 17MIN |