rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Situação de seca meteorológica em Portugal

A 24 de Janeiro de 2024 o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)atualizou os dados sobre a situação de seca meteorológica em Portugal Continental.
Este mês foi o 7º mais seco desde 2000, registando um total de precipitação (58.5 mm), inferior ao valor normal (1981-2010), e que correspondeu a 44 % do valor médio. Desta forma nas regiões do Baixo Alentejo e Algarve, persistiam valores baixos de percentagem de água no solo, em alguns locais a variar entre 20 e 40 %. Em relação à situação de seca meteorológica, houve um aumento da área e da intensidade na região Sul, destacando-se os distritos de Setúbal, Beja e Faro na classe de seca moderada. A 31 de dezembro 38 % do território estava em seca meteorológica.

Neste mês de Janeiro (até dia 20) verificou-se a ocorrência de precipitação, em especial na região Norte e Centro, nos dias 3, 4, 8 e 9 e, na região Centro e Sul, no período de 16 a 19, o que resultou:

Precipitação
– Num total acumulado próximo do valor normal na região Norte e litoral Centro e uma vez e meia o valor normal na região interior centro, alto Alentejo, vale do Tejo e Setúbal.
– Na região do baixo Alentejo e Algarve o valor acumulado encontra-se próximo da media mensal

Água do solo
– Aumento significativo dos valores de percentagem de água no solo em todo o território. Na região Norte e Centro e Alto Alentejo, os valores estão ao nível da capacidade de campo (solos saturados); na região Sul, em especial no Baixo Alentejo e Algarve, verificou-se uma recuperação significativa com valores de percentagem de água no solo, em geral, superiores a 60 %.

Seca Meteorológica
– Diminuição da intensidade da seca meteorológica, em face da precipitação registada nas regiões em seca meteorológica, mas ainda insuficiente para terminar a situação de seca meteorológica na região.