rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Castelo de Arnoia vai ser reabilitado

Foi aprovada a candidatura para “Valorização da Aldeia do Castelo – Antiga Villa de Basto” com uma taxa de apoio de 80% pelo FEADER.

A candidatura da valorização do castelo de Arnoia e antiga Villa de Basto, aprovada com uma taxa de apoio de 80% pelo Fundo europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural, vai permitir reabilitar o castelo e o centro de interpretação que existe no local assim como os acessos ao edificado.

O munícipio diz que a candidatura “assegura a reabilitação e preservação de todo este património histórico e arquitetónico, a base da identidade deste povo, da sua memória histórica, levando a um aumento da autoestima das populações locais e a um reforço da revalorização deste espaço do ponto de vista turístico” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto.

A Aldeia do Castelo está inventariada na Carta do Património do PDM como elemento patrimonial de interesse relevante, integrando o Castelo de Arnoia, classificado como Monumento Nacional e integrado na Rota de Românico do Tâmega e Sousa, e o Pelourinho do Castelo, classificado como Imóvel de Interesse Público.

O projeto de intervenção tem como objetivo geral a requalificação e melhoria das condições de acesso à fortificação, reforçando as condições básicas de segurança e conforto para os visitantes. Prevê-se ainda a recuperação e conservação do edifício do Castelo e a reabilitação do Centro Interpretativo, instalado na antiga escola primária, e os percursos envolventes ao mesmo. Toda esta reabilitação se mostra de “especial relevância considerando a estratégia de desenvolvimento deste Município, na qual o património cultural e a dinamização cultural assumem papel de destaque” assegura a autarquia.