rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Amarante apresenta projeto-piloto para separação de biorresíduos

Amarante vai arrancar com projeto-piloto que tem como objetivo incentivar a separação de biorresíduos – fração orgânica – e reduzir a deposição em aterro, por forma a cumprir as metas europeias para 2030.
Numa primeira fase, o projeto de recolha seletiva de resíduos orgânicos, de proximidade e porta-a-porta, será aplicado em áreas específicas, nomeadamente: restauração no centro histórico, algumas zonas residenciais, instituições particulares de solidariedade social, entidades e escolas.
Para isso, serão disponibilizados pontos de recolha de biorresíduos e distribuídos, gratuitamente, baldes domésticos e contentores, informou a autarquia.
O presidente da Câmara de Amarante, José Luís Gaspar refere que “esta medida é muito mais do que uma simples mudança logística, representa um passo concreto na promoção da responsabilidade ambiental e na consciencialização da comunidade”.
O autarca desafia a que “todos participem neste projeto evolutivo”, de forma a “alcançar objetivos ambiciosos e muito importantes para o presente e para o futuro da comunidade”.
Após a fase piloto, o projeto será alargado às restantes freguesias da zona urbana do concelho.