rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Amarante já tem Balcão de Inclusão

O atleta amarantino Filipe Cerqueira é o provedor Municipal da Pessoa com Deficiência.

A Câmara de Amarante e o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) inauguraram o Balcão da Inclusão de Amarante. A resposta de atendimento especializado vai facilitar o acesso à informação por parte de pessoas com deficiência e/ou incapacidade, seus familiares, residentes no concelho, em estreita articulação com as diferentes instituições que têm intervenção, direta ou indireta, na área da deficiência. Mas também informar sobre os direitos, garantias, oportunidades, benefícios e recursos existentes, nomeadamente respostas sociais, emprego e apoios para entidades empregadoras, prestações sociais (subsídios e apoios), centros de recurso para a inclusão, reabilitação e formação profissional, benefícios fiscais, acessibilidades, transportes, educação, saúde e justiça.

O atleta amarantino Filipe Cerqueira – campeão mundial e europeu de andebol em cadeira de rodas – foi nomeado Provedor Municipal da Pessoa com Deficiência (na foto abaixo). “Assume a missão de promover políticas inclusivas, com especial enfoque na defesa dos direitos das pessoas com deficiência e na melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade no concelho, contribuindo para um município mais justo, solidário, acessível e inclusivo.”, revela a autarquia em comunicado.

A inauguração oficial do Balcão da Inclusão de Amarante assinalou o encerramento da nona edição da campanha “Amarante de Igual para Igual” que, desde outubro, tem promovido várias iniciativas com vista a sensibilizar a comunidade para a igualdade e a não discriminação, a erradicação da pobreza e da exclusão social.

A saber que o protocolo de colaboração entre a Câmara de Amarante e o Instituto Nacional para a Reabilitação foi assinado em junho de 2019.

O Balcão da Inclusão situa-se na Divisão de Desenvolvimento e Coesão Social, na Casa da Portela (Rua Dr. Miguel Pinto Martins, n.º 35), e funciona às segundas-feiras, entre as 14h00 e as 17h00, mediante marcação prévia através do telefone (255420233, todos os dias úteis: das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00).

A resposta poderá ser efetuada nas seguintes modalidades, por telefone, por escrito e presencialmente.