rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Novembro 20, 2023

UMinho planta árvores amanhã em Braga

UMinho vai plantar árvores no campus de Gualtar. É com uma iniciativa simbólica que a Universidade do Minho, no âmbito da iniciativa “Reflorestar Braga” do Município de Braga, irá plantar árvores no campus de Gualtar. A ação acontece esta terça-feira, 21 de novembro, pelas 12h00, e será levada a cabo pelo pró-reitor para a Sustentabilidade e Gestão dos Campi da UMinho, Miguel Bandeira, e terá lugar junto às hortas comunitárias.A iniciativa é organizada pela UMinho, conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga, através do pelouro do Ambiente e Alterações Climáticas, e será acompanhada pelo vereador municipal com o mesmo pelouro, Altino Bessa.Este momento está integrado numa ação mais global – Reflorestar Braga – em que o Município tem vindo a oferecer dezenas de árvores que serão plantadas nas próximas semanas em diversos locais do campus de Gualtar.

AFCB é uma entidade Formadora 5 Estrelas (c/áudio)

A Associação de Futsal de Celorico de Basto recebeu, a 30 de Outubro, em Guimarães o certificado de Entidade Formadora 3 Estrelas, atribuído pela Federação Portuguesa de Futebol. Uma certificação que a AFCB recebe pela 3ª época consecutiva, “uma marca de excelência da Associação de Futsal de Celorico de Basto, que procura proporcionar as melhores condições aos atletas em todos os níveis, disponibilizando acompanhamento escolar, pessoal e social. Foi incrementada uma dinâmica organizativa e de gestão, bem planeada de forma a corresponder a todas as diretrizes impostas, e ao mesmo tempo, melhorar as condições efetivas desta AFCB, na perspetiva de novos horizontes e patamares” disse Paula Magalhães, Presidente da Associação de Futsal de Celorico de Basto. Este clube conta com mais de 150 atletas, nos diferentes escalões e inscritos nos diferentes torneiros, mostrando uma “grande capacidade organizativa e uma referência no desporto em Celorico de Basto” disse Maria José Marinho, Vereadora do Desporto da Câmara Municipal de Celorico de Basto. ”Este certificado é a prova da entrega de todos aqueles que dão muito de si ao associativismo. Em Celorico de Basto temos bons exemplos de boas práticas e o Município tem procurado corresponder a esse esforço com a celebração de contrato-programa de apoio, às associações e clubes na ótima de ajudar a otimizar o seu trabalho e de lhes proporcionar alguma segurança financeira para a realização dos seus objetivos”. De acordo com a Federação Portuguesa de Futebol o Processo de Certificação da FPF tem como objetivo avaliar, reconhecer e certificar a atividade de todas as entidades que disponibilizam formação nas modalidades de futebol e futsal a praticantes até aos 19 anos, independentemente do seu enquadramento competitivo.Chegar a essa certificação obriga os clubes/associações a atingir determinados objetivos. Como exemplo, obriga o clube à certificação pela bandeira da ética, a uma gestão organizada, a recursos humanos habilitados em várias áreas, médicos, enfermeiros, psicólogos, treinadores (qualificados), nutricionistas, que fazem o acompanhamento escolar, pessoal e social dos atletas, e um grupo de recursos humanos encarregues de toda a logística inerente aos jogos e à organização da própria associação.

Projeto Aldear – Livro de memórias apresentado na aldeia do Rego

Os participantes do projeto Aldear, que na segunda edição decorreu na aldeia do Rego, em Celorico de Basto, reuniram-se a 12 de Novembro, na sede da junta de freguesia, para um momento de reencontro e de partilha de memórias daquele que foi o Aldear do Rego, um processo de criação artística da comunidade desta freguesia com o coletivo artístico Maria Zimbro. O momento culminou com a entrega de um livro, editado pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, entidade promotora do Aldear, que compila, em fotografias e em textos, as memórias dos encontros Aldear realizados nas 11 aldeias do Douro, Tâmega e Sousa que acolheram o projeto, que decorreu de 16 de abril a 25 de junho deste ano. Em Celorico de Basto, o Aldear aconteceu no dia 4 de junho e envolveu de forma “única e artística a comunidade do Rego, que participou ativamente neste projeto e mostrou, com toda a dignidade e orgulho, os usos e costumes que os caracterizam”, disse Maria José Marinho, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Celorico de Basto. Este livro, agora entregue à comunidade do Rego e que estará disponível no Município e nas lojas de turismo, “é a melhor forma de perpetuar este encontro, estes momentos, estas vivências que a população desta freguesia guarda com carinho na memória. São manifestações culturais intrínsecas a esta comunidade e que se encontram preservadas das mais variadas formas”. Para a Vereadora da Cultura, este projeto artístico e integrador permitiu à comunidade do Rego viver algumas experiências de valor que demarcam “e distinguem claramente esta comunidade e permitiram agregar conhecimento e perpetuar memórias”. Em 2021, o Aldear decorreu na aldeia de Arnoia.

Fafe – Prémio Literário A.Lopes de Oliveira com candidaturas abertas

O Município de Fafe voltou a instituir, a nível nacional, o Prémio Literário A. Lopes de Oliveira/Câmara Municipal de Fafe, para o género “Estudos Histórico-sociais de Âmbito Local ou Regional”, obras editadas em 2023 e 2024. Nos termos do regulamento, o prémio visa estimular a publicação de estudos histórico-sociais das realidades de determinada localidade ou região portuguesa, na perspetiva de valorizar um setor de investigação de crescente importância, no quadro do aprofundamento da matriz regional e local do nosso país. Note-se que não são admitidos trabalhos da autoria de funcionários do Município de Fafe. O prémio será atribuído à melhor obra concorrente dentro daquele género e publicada em livro, cujos autores poderão ser de nacionalidade portuguesa ou estrangeira. O prémio, no valor de 2 mil euros, será dividido em duas frações iguais, sendo uma para distinguir as obras dirigidas ao território e aos temas fafenses, premiando o investimento sobre o local, enquanto a outra se dirige a estudos sobre as outras localidades e/ou regiões. Cada concorrente deverá enviar cinco exemplares da obra submetida ao concurso, ao cuidado da vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Fafe. O prazo de receção das obras concorrentes terminará em 31 de dezembro de 2024.

Presidência Aberta em Borba da Montanha (c/áudio)

Borba da Montanha foi a terceira freguesia por onde já passou a iniciativa presidência aberta do executivo camarário. Foi a 11 de Novembro que a Junta de Freguesia de Borba da Montanha recebeu os vereadores executivos da Câmara Municipal numa reunião em que foi feito o ponto de situação em relação aos trabalhos já realizados, novas obras e projetos para o futuro da freguesia. Na reunião foi realizada uma análise aos trabalhos já realizados, com destaque para as obras de melhoramento e requalificação da rede viária e caminhos da freguesia, nomeadamente a pavimentação em betuminoso da Rua da Devesa e da Travessas de Afães e Travessa de Serrães, já concluídas e outras obras que estão em fase de conclusão ou preparadas para a execução. Também o reforço da rede móvel, já efetuado com a instalação de equipamentos por parte das operadoras, está em vias de entrar ao serviço da população, suprimindo uma lacuna, cuja resolução era u natural anseio da população. O estado da rede viária, as condições de segurança para a circulação de viaturas e pessoas são uma preocupação da Junta de Freguesia, que ouviu do executivo um claro compromisso na resolução de problemas como a colocação de passadeiras, de sinalética rodoviária, arranjo de valetas e ainda a criação e arranjo de passeios para circulação de peões em segurança. A Câmara Municipal revelou que está a fazer um “investimento significativo em maquinaria e meios humanos que permitirão criar duas equipas de trabalho que viabilizem uma resposta a este problema em todo o território do concelho que possui uma vasta área florestal.” Nesta reunião, foi também feito um ponto da situação relativo à estratégia local de habitação e ao acesso condigno, dando o executivo conta dos investimentos a realizar nesta freguesia, para melhoria das condições de vida da população. Tendo em vista a melhoria constante das condições da freguesia, foram discutidos os projetos de ampliação da rede de fibra ótica e a proposta da rede de água e saneamento, bem como outros projetos de interesse para freguesia como a reabilitação da praia fluvial e espaço de lazer da freguesia. José Peixoto Lima transmitiu ainda o investimento a realizar no Posto de Saúde da Mota e a alteração profunda que se irá verificar no serviço de transportes, com o “serviço à chamada”, pronto a operacionalizar em articulação com a rede de táxis do concelho, prestando um serviço mais eficiente à população para as suas necessárias deslocações.  A Presidência Aberta realizou ainda uma visita às instalações do Centro Comunitário Bento XVI, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que presta um valioso serviço à comunidade, nomeadamente aos mais idosos e desprotegidos, que verá nos próximos tempos a sua resposta social aumentada, um investimento de 1 milhão e 300 mil Euros que já está em execução. Para ouvir abaixo, o autarca celoricense José Peixoto Lima em declarações à RRB após a visita à freguesia de Borba da Montanha.