rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Novembro 17, 2023

Homem detido em Penafiel por posse ilegal de arma

Em Penafiel, um homem de 50 anos foi detido por posse ilegal de arma. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação por crime de ameaças com recurso a arma de fogo, no concelho de Penafiel, em que os militares da Guarda realizaram diligências policiais que culminaram no cumprimento de um mandado de busca domiciliária e outro em veículo, onde foi apreenderam uma arma de fogo e 15 munições.  O homem, agora detido, não dispunha de qualquer licença de uso e porte de arma, tendo sido constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Penafiel.

CHTS reabre Serviço de Urgência de Pediatria

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa anunciou a reabertura do Serviço de Urgência de Pediatria a partir de segunda-feira e até ao final do mês de novembro. Em comunicado, o CHTS esclarece que “face aos acontecimentos recentes no país e à reavaliação que os médicos estão a fazer sobre a continuidade da indisponibilidade para completar as escalas de urgência, foi possível garantir a reabertura do Serviço de Urgência de Pediatria, a partir da próxima segunda-feira, dia 20 novembro (inclusive), até ao final do mês”.  Assim sendo, o serviço de urgência de pediatria estará em funcionamento de 2ª a 6ª, entre as 8 e as 18 horas, fora deste período, os utentes devem deslocar-se ao  Hospital de São João, no Porto. Recorde-se que este serviço havia encerrado no passado dia 14 devido à indisponibilidade de médicos que permitissem completar as escalas de urgência. 

Município de Mondim de Basto adjudicou obra de Valorização do Museu Municipal

O Município de Mondim de Basto adjudicou por mais de 74 mil euros a obra de Valorização do Museu Municipal. A autarquia explica, em comunicado que “o projeto de Valorização do Museu Municipal representa um investimento importante para a preservação e valorização dos elementos patrimoniais e paisagísticos locais, bem como da história e da memória coletiva desta região”. O Presidente da Câmara Municipal, Bruno Ferreira, recorda que “o Museu Municipal de Mondim de Basto é uma instituição museológica de natureza generalista e abrangência municipal que, através de parcerias estratégicas, se pretende transformar num local de visitação, animação turística e socio cultural, proporcionando experiências únicas e autênticas aos diferentes públicos”. O investimento conta com um financiamento de 80% do Programa de Desenvolvimento Rural – PDR 2020 – Aviso pelo Gabinete de Apoio Local Probasto, e contempla duas operações distintas: a beneficiação física dos edifícios e a colocação de equipamentos para a modernização do museu, nomeadamente, televisões LCD, painéis cenográficos e outro mobiliário de apoio.

Celorico de Basto apresenta programa “transporte a pedido” aos taxistas do concelho

O Município de Celorico de Basto apresentou aos taxistas do concelho, o programa LIGA, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, que irá criar um serviço público de transporte complementar à rede regular de transporte rodoviário, em locais e horários onde a oferta é insuficiente e que permita satisfazer as necessidades da população.  Este projeto irá funcionar em articulação com a rede de operadores locais e a rede de transportes públicos existente, através de uma aplicação móvel, ou através de uma chamada telefónica, que permitirá aos utilizadores solicitarem transporte para as suas deslocações.  Transporte à chamada é uma solução de transporte que tem vindo a ser implementada em vários países Europeus, dando resposta a problemas de mobilidade existentes nos territórios de baixa-densidade. Em comunicado, a autarquia celoricense diz que “o programa foi bem recebido pelos taxistas a operar nos vários pontos do concelho” e que “agora espera-se a adesão destes profissionais, de forma a construir uma rede concelhia que permita a sua operacionalização”. O autarca de Celorico, José Peixoto Lima, destaca a “importância dos taxistas na implementação do programa, de forma a melhorar a mobilidade da população do concelho, proporcionando um serviço de transporte acessível e eficiente, que poderá resultar também no reforço da atividade para os Taxistas”. Com o transporte à chamada, os utilizadores vão pagar o custo do bilhete em carreira pública, com um pequeno acréscimo, suportando a autoridade de transportes o restante valor a pagar aos operadores locais de transporte que adiram a este programa. De salientar que o projeto já foi implementado nos concelhos de Baião, Cinfães e Resende, e com experiências bem-sucedidas.