rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Alunos e idosos sensibilizados para a importância da prevenção da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes, celebrado oficialmente a 14 de novembro, foi assinalado em Celorico de Basto.

A Câmara Municipal de Celorico de Basto e a UCC Mãos Amigas promoveram uma palestra “sobre a diabetes” com o objetivo claro de “prevenir e sensibilizar para esta doença, altamente incapacitante e que causa danos irreversíveis às pessoas” disse Maria José Marinho, Vereadora da Ação Social e Saúde do Município de Celorico de Basto, presente na ação. “A consciência de que também somos responsáveis pela nossa saúde é predicado para hábitos de vida saudáveis, por isso é fundamental que a comunidade seja cada vez mais sensibilizada e esteja predisposta à mudança”.
Esta iniciativa decorreu no Centro Cultural Marcelo Rebelo de Sousa em dois momentos. De manhã foi direcionada aos mais jovens, aos alunos do 12º ano do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, e aos alunos do 10º e 11º ano do curso de Auxiliar de Saúde da Escola Profissional Agrícola Eng. Silva Nunes. À tarde, a palestra foi orientada para os idosos do Celorico a Mexer e os utentes do RSI e da Ação Social.
A palestra sobre a diabetes foi ministrada pelas enfermeiras da UMS, Joana Teixeira e Vanessa Carvalho, que procuram ser claras e concisas na apresentação da temática. Joana Teixeira aferiu que “segundo a OMS, a Diabetes é a pandemia do século XXI e prevê-se que possa atingir, nos próximos 20 anos, mais de 20% da população mundial. Números assustadores e que exigem medidas preventivas imediatas. Sensibilizar é fundamental mas é crucial que as pessoas adquiram comportamentos saudáveis e se comprometam com a sua própria saúde com objetivo claro de travar esta pandemia”.
Ao longo da palestra ficou claro que a diabetes é uma doença metabólica crónica que aumenta consideravelmente o risco de desenvolver danos graves no coração, nos vasos sanguíneos, nos olhos, nos rins e nos nervos.
A abordagem incidiu nos três principais tipos de diabetes, a diabetes tipo 1, conhecida como diabetes juvenil, por maior prevalência nos jovens, a diabetes tipo 2, o tipo mais comum e que ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina ou não produz insulina suficiente, e a diabetes gestacional, que ocorre na gravidez que pode desaparecer após o nascimento da criança.
Com um carácter informativo, pedagógico mas também lúdico, a palestra contou com a apresentação da mini serie “o casal” de Maria Diabetes e Zé Coração que mostram de forma lúdica a importância da alimentação saudável e do exercício físico.

A Diabetes é uma doença que mata anualmente mais de 1,5 milhões de pessoas e , segundo a OMS, é a pandemia do Século XXI.