rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Novembro 14, 2023

Guimarães dá nome a avião da TAP

O Embraer 190 batizado com o nome da cidade-berço reforça a frota regional da TAP e promover as regiões de Portugal. Domingos Bragança, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, recebeu a13 de novembro, nos Paços do Concelho, o Diretor-Geral da Portugália Airlines, Mário Lobato de Faria, que ofereceu ao Município uma maquete do avião Embraer 190, matrícula CS-TPZ, batizado com o nome “Guimarães”.“Considerada pela TAP como sendo um dos mais importantes centros turísticos da região norte do país, com o seu Centro Histórico distinguido como Património Mundial pela Unesco em 2001, Guimarães foi distinguida com o seu nome num das 12 aeronaves Embraer 190 da frota que opera sob a marca “TAP Express”, operada pela Portugália Airlines.”, revela o executivo vimaranense em comunicado.Esta é uma iniciativa que vem na senda do projeto “Abraçar Portugal”, iniciado em 2017, cujo objetivo é o de projetar o nome de Portugal além-fronteiras. Recorde-se que os nomes dos 18 distritos e das duas regiões autónomas portuguesas haviam sido atribuídos à sua frota, como forma de promoção cultural, gastronómica e patrimonial. A escolha que recai agora sobre Guimarães insere-se na mesma estratégia, que hoje teve uma cerimónia simbólica com a entrega da maquete da aeronave a Domingos Bragança.A Portugália voa sob a marca TAP Express em voos de curto e médio curso e detém, atualmente, uma frota de 19 aviões – 12 Embraer 190, com capacidade para 106 passageiros, e sete Embraer 195, com capacidade para 118 passageiros.

“Natal a cada traço” para visitar em Mondim de Basto

Lino Fernandes é o autor da exposição de pintura “Natal a cada Traço” que, no passado sábado, dia 11 de novembro, foi inaugurada na Câmara Municipal de Mondim de Basto.Os trabalhos de mosaiquismo e de acrílico sobre tela e sobre pedra expostos, representam sobretudo a figura materna, a Sagrada Família ou os Presépios.Licenciado em Enfermagem e Acupunctura Tradicional Chinesa, o barcelense Lino Fernandes, dedica-se desde muito jovem à arte de desenhar e pintar.Influenciado pelas diversas viagens e visitas a museus que efetuou por vários países, de onde colheu uma série de valores culturais e a capacidade de observar atentamente o quotidiano, Lino Fernandes procura expressar essa vivência na arte do desenho e da pintura, através do ritmo, cor, movimento e dinâmica corporal.“Natal a cada Traço” vai estar patente na Câmara Municipal de Mondim de Basto até ao dia 25 de dezembro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 17:00 horas.

Desporto escolar medalhado em Celorico de Basto

A 11 de novembro, o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto e o Município de Celorico de Basto procederam à entrega de medalhas aos 5 escalões de andebol classificados nos 3 primeiros lugares da Coordenação Local de Desporto Escolar de Braga. As medalhas foram entregues aos atletas do escalão infantil A sub 11 Misto e aos atletas do Infantil B misto Sub 13, ambos classificados em 2º lugar. Aos atletas do escalão de Iniciados M e F, classificados em 3º e 2º lugar, respetivamente. E aos Juvenis que ficaram classificados em 2º lugar.A entrega das medalhas decorreu no intervalo do jogo Sénior Masculinos do BECA, a cargo da Vereadora do Desporto do Município, Maria José Marinho, e do coordenador do Desporto Escolar, Abílio Azevedo.Para Maria José Marinho disse que “este é mais um momento prestigiantes para o andebol neste concelho, com maior realce por se tratar de conquistas no âmbito do desporto escolar”.Também o coordenador do Desporto Escolar do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, Abílio Azevedo, manifestou satisfação;“ os resultados são o reflexo de uma linha de orientação com foco no crescimento e desenvolvimento de um projeto devidamente estruturado. Parabéns aos alunos e aos professores que acompanharam estas esquipas ao longo do ano”.

Fisgas de Ermelo vão ter uma plataforma de visitação (c/áudio)

A Câmara Municipal de Mondim de Basto formalizou a adjudicação da obra para a execução do “Projeto de Melhoria das Condições de Visitação do Miradouro das Fisgas de Ermelo”. Já em entrevista à RRB o autarca Bruno Ferreira tinha dado conta do seguimento para o avançar da obra. “Este projeto vem dar resposta aos anseios da população e dos milhares de visitantes que todos os anos chegam às Fisgas de Ermelo. Esta intervenção vai dar primazia à valorização patrimonial, através da ordenação do espaço, garantindo a segurança na sua utilização e a acessibilidade inclusiva, bem como a salvaguarda dos valores naturais presentes nesta área do Parque Natural do Alvão”. Trata-se de um investimento de € 248.387,68, que conta com um financiamento do Turismo de Portugal no valor de € 118.709,43, que integra dois tipos de intervenção: a reabilitação do espaço envolvente e a construção de uma plataforma amovível, sem elementos de fixação ao solo, com grades de proteção para assegurar a segurança e sem intervenção invasiva que possa prejudicar o património existente. O turismo de Natureza é claramente uma aposta para a promoção do território como refere Bruno Ferreira. O prazo para execução da obra foi definido em 5 meses.