rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Novembro 10, 2023

Reitor da UMinho é o novo presidente do Grupo Tordesilhas

O reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, é o novo presidente do Grupo Tordesilhas, que reúne 55 instituições de ensino superior do Brasil, Espanha e Portugal. A eleição e tomada de posse decorreu na passada terça-feira, durante o XXII Encontro de Reitores daquela entidade, em Brasília. O evento abordou a transição digital e a importância socioeconómica das universidades para as sociedades. Rui Vieira de Castro considera “que as academias parceiras cooperam em diversos desafios comuns, como perante a transformação digital profunda que vivemos e que tem implicações na atividade da educação, nas relações sociais e no conhecimento.” O responsável assinalou também que o próximo Encontro de Reitores daquele órgão vai decorrer na Universidade do Minho, em outubro de 2024. O Grupo Tordesilhas (ou Grupo Tordesillas) nasceu em 2000, aquando da primeira reunião de reitores em Tordesilhas, Espanha, evocando o antigo tratado ibérico aí assinado e os 500 anos do descobrimento do Brasil. Esta rede junta atualmente 24 universidades brasileiras, 21 espanholas e 10 portuguesas. Propõe-se a promover a colaboração entre as instituições no domínio da ciência e tecnologia, com destaque para a cooperação científica e educacional, como a criação de colégios doutorais compostos por, pelo menos, uma academia de cada país. Saber mais Rui Vieira de Castro nasceu em Vizela há 65 anos e é doutorado em Educação pela UMinho, onde leciona desde 1983 e é reitor desde 2017. Presidiu a Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa, coordenou projetos de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste, foi consultor do Ministério da Educação português e liderou a Associação Portuguesa de Linguística. O professor catedrático lecionou ainda em universidades de vários países, dirigiu projetos científicos apoiados por agências nacionais e internacionais e publicou numerosos livros, capítulos de livros e artigos.

CP é uma empresa Superbrands

A Comboios de Portugal foi agraciada com o prestigiado selo Superbrands em reconhecimento de excelência. A CP – Comboios de Portugal foi agraciada com o selo Superbrands, um reconhecimento que a coloca no patamar das marcas de excelência em Portugal. O título foi conferido na cerimónia Gala Superbrands, que teve lugar no Museu do Oriente, em Lisboa, distinguindo a CP como uma entidade líder e de confiança no setor dos transportes. A CP, entidade máxima de transporte ferroviário de passageiros em Portugal, diz ver “assim reconhecida a sua relevância e o impacto positivo que tem na vida diária dos portugueses. Este reconhecimento surge de um estudo ao consumidor conduzido pela organização internacional Superbrands, que tem vindo a distinguir o mérito de marcas globais em aproximadamente 90 países.” Dentro de um conjunto de 47 marcas eleitas na edição de 2023, a CP destaca-se como a única representante do setor de transportes. Para Diretora de Marketing da CP, Carla Botelho Silva, expressou o seu entusiasmo: “Este prémio é o espelho do empenho e dedicação contínuos de toda a equipa da CP. Ser reconhecidos como uma Superbrand é uma honra e um testemunho do nosso compromisso para com a excelência no serviço e a inovação no transporte ferroviário. Este selo é também um impulso para continuarmos a nossa missão de oferecer aos nossos passageiros um serviço que não só atenda, mas supere as expectativas em cada viagem.”

Estada da Senhora da Graça tem nova pintura horizontal

Estão a ser feitas as pinturas horizontais na estrada da Sra. da Graça em Mondim de Basto. A empreitada representa um investimento da autarquia de 20.110,37€ e beneficia a estrada de acesso ao Alto da Senhora da Graça, repondo a sinalização horizontal em toda a extensão deste acesso. Para além da reposição de linhas e marcações orientadoras do trânsito, será ainda melhorada a organização espacial nos cruzamentos junto ao Parque de Merendas, junto ao Posto de Combustível e a marcação de estacionamento destinado a autocarros no topo do Monte Farinha, revela a autarquia mondinense. “Uma obra fundamental para garantir a segurança de automobilistas e peregrinos que durante todo o ano visitam este ícone do concelho e da região.”, considera o executivo social-democrata. O executivo municipal continuará empenhado em concretizar a execução de marcação de estradas no concelho em função da disponibilidade financeira.