line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Fogo_de_artificio___GR.jpgNo dia em que se celebram 77 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, o céu de Penafiel – e do Mundo – vai ser iluminado com sessão de fogo-de-artifício, junto ao Santuário do Sameiro, num sinal de solidariedade para com a Ucrânia e todas as pessoas que sofrem em zonas de conflito.

 

No próximo dia 8 de maio, Penafiel, através da empresa penafidelenses GJR-Pirotecnia e Explosivos, SA, vai receber o evento mundial apelidado de Fireworks4peace, que pretende celebrar a data histórica do fim da Segunda Guerra Mundial (8 de maio de 1945), mas também deixar um forte apelo para o fim da guerra, nomeadamente na Ucrânia, simbolizando a esperança e o desejo de paz, liberdade e dignidade.

Assim, a partir das 22h00 e até ao nascer do sol do dia seguinte, a escadaria do Santuário do Sameiro vai ser legendada com a palavra “PAZ”, iluminada de amarelo, azul e dourado, numa homenagem clara à Ucrânia e ao seu povo, que enfrentam, nos dias de hoje, uma guerra devido à invasão russa. Paralelamente, com a duração de 4 minutos, vai decorrer uma sessão de fogo-de-artifício, totalmente a cargo da GJR-Pirotecnia e Explosivos, SA, com o apoio da Câmara de Penafiel.

 

Fireworks4peace é uma ação artística de fogo-de-artifício que tem o objetivo de unir toda a comunidade pirotécnica a nível mundial (e a humanidade em geral) numa iniciativa solidária, a favor da paz. Face à pertinência e justiça da causa, em Portugal, a ANEPE – Associação Nacional de Empresas de Produtos Explosivos decidiu integrar o evento, através da participação voluntária de alguns dos seus associados, que realizarão, gratuitamente, espetáculos ou demonstrações pirotécnicas nas suas sedes de concelho, junto a monumentos emblemáticos.

Como esta iniciativa, pretende-se também promover a angariação de fundos para a “UNICEF, Apoio à Ucrânia”: https://www.facebook.com/donate/2068113703369414/2180824065398038/

No próximo domingo, artistas de fogos-de-artifício de todo o Mundo vão iluminar o céu noturno para expressar solidariedade com a Ucrânia e com todas as pessoas que sofrem em áreas de conflito, a fim de despertar a esperança de paz em todo o mundo.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos