line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

CDU em Caldas das TaipasA CDU dedicou hoje o dia à denúncia do aumento do custo de vida, com a realização de uma Sessão Pública em Caldas das Taipas, Guimarães, seguida de contacto com população e comerciantes na feira semanal desta freguesia. Entre outros, participaram os candidatos Torcato Ribeiro e Daniel Marques. 


A CDU realizou a primeira acção de campanha no âmbito das eleições legislativas marcadas para 30 de Janeiro. Nas Caldas das Tapias, concelho de Guimarães, os candidatos da CDU sublinharam que a intervenção da CDU tem impedido que a situação seja hoje mais grave. "Se milhões de portugueses, trabalhadores no activo e reformados, puderam contar no final deste ano com o Subsídio de Natal tal deve-se ao facto de nunca termos desistido de recuperar esse direito que tinha sido roubado. Se os trabalhadores em lay-off recebem salário por inteiro foi porque a CDU se bateu por essa medida. Se os preços dos passes dos transportes públicos tiveram uma significativa redução, tal não teria sido possível sem uma luta que durou anos até à sua concretização. Se um milhão e oitocentos mil reformados têm hoje mais 50€ por mês na reforma tal deve-se à determinação deste Partido. Se a gratuitidade dos manuais escolares e das creches é uma realidade, tal deve-se ao facto da CDU nunca ter desistido da universalização destas medidas, pese embora todas as dificuldades que o PS colocou nesse caminho.", revelam em comunicado.


Torcato Ribeiro, realçou que “A Vida está mais cara. Nada que não seja percepcionado por quem todos os dias vai às compras para levar comida para casa, e que no final do mês se confronta com as cartas do banco, da prestação da casa e do carro, com uma renda de casa que não poucas vezes come um dos dois salários, com a conta da luz, da companhia de seguros, das telecomunicações e todo o conjunto de despesas com que cada um se confronta. As pessoas têm vindo a aumentar os seus gastos com os produtos alimentares, é assim com a carne, a fruta e outros produtos hortícolas. E a ameaça que pesa sobre o aumento do preço dos alimentos que serve apenas para alimentar os lucros da grande distribuição, num País profundamente dependente do exterior e que está hoje distante de possuir a sua soberania alimentar, não pode ser desvalorizada, tendo em conta os sinais que nos chegam.”


A CDU considera que é indispensável regular e tabelar preços. O partido tem proposto esse princípio em muitas áreas, "sobretudo as que foram objecto de completa privatização e liberalização", enfatiza .

"A regulação dos preços na energia eléctrica e nos combustíveis, nas telecomunicações e serviços bancários, nas rendas de casa, esta opção é de facto a alternativa à lei da selva que foi imposta pela privatização e liberalização de sectores estratégicos. Lei da selva em que os consumidores e as MPME’s são presa fácil na boca dos grupos económicos e das grandes multinacionais. A regulação de preços, necessária como demonstra o exemplo da energia eléctrica ou da água, é, em nosso entender, inseparável de políticas que apontem à recuperação do controlo público sobre essas áreas e sectores. É preciso dar prioridade ao serviço público e às necessidades colectivas em vez dos lucros escandalosos que vão parar aos bolsos de uns poucos."

Para o partido "Para limitar preços, também se pode e deve tornar mais justo o próprio sistema fiscal. Isto num País que tem das mais elevadas taxas de IVA da União Europeia, com os 23% a recaírem sobre muitos bens e serviços de primeira necessidade como é o caso da energia eléctrica, que o Governo PSD/CDS impôs. Um sistema fiscal mais justo implica a tributação efectiva dos lucros dos grupos económicos e o fim dos seus privilégios fiscais e, ao mesmo tempo, o desagravamento dos impostos sobre os rendimentos do trabalho e sobre o consumo. A redução do IVA sobre a electricidade para 6% é um objectivo do qual a CDU não desiste e que a situação actual exige que seja adoptada em 2022."




PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos