Na Campanha de Recolha de Alimentos do Banco Alimentar Contra a Fome do passado fim-de-semana o distrito de Braga angariou 159,825 kg de alimentos, que vão ser distribuídos por 152 Instituições Particulares de Solidariedade Social que apoiam cerca de 13 784 mil pessoas carenciadas do distrito.
Num balanço da iniciativa, Isabel Varanda, responsável pelo Banco Alimentar de Braga, reconheceu que "as dádivas de sábado passado ficaram um pouco abaixo das registadas no ano passado, nesta época, contudo as pessoas estão sensibilizadas", considera a coordenadora. No distrito de Braga a recolha foi realizada em 95 superfícies comerciais e mobilizou mais de 3 mil voluntários.Bancos Alimentares Contra a Fome angariam 2.325 toneladas de alimentos, com a colaboração de 42 mil voluntários.
Em Portugal Continental e Ilhas os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram este fim-de-semana 2.325 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 1.995 superfícies comerciais das zonas de Abrantes, Algarve, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Cova da Beira, Évora, Leiria-Fátima, Lisboa, Oeste, Portalegre, Porto, Santarém, Setúbal, S. Miguel, Viana do Castelo, Viseu, Terceira e Madeira. Os géneros alimentares recolhidos serão distribuídos, a partir da próxima semana, a 2.400 Instituições de Solidariedade Social, que os entregam a cerca de 425 mil pessoas com carências alimentares comprovadas, sob a forma de cabazes ou de refeições confecionadas. Esta campanha ficou entretanto marcada pela introdução de sacos de papel, mais amigos do ambiente do que os tradicionais sacos de plástico, recicláveis embora. Tratou-se de um desenvolvimento coerente com a lógica do funcionamento da actividade dos Bancos Alimentares, a luta contra o desperdício alimentar, e com a campanha "Papel por Alimentos", com a consciência de que os recursos são escassos e que é importante lutar pela sua preservação e sustentabilidade. Até 7 de Dezembro, será ainda possível contribuir para a campanha através da "Ajuda Vale", que tem como lema "uma ajuda que não pesa mas vale". Para isso, basta pedir um vale com um código de barras específico para poder doar produtos ao Banco Alimentar nas caixas dos supermercados ou das gasolineiras (BP e CEPSA), que aderiram a esta acção de solidariedade transformando os seus colaboradores em voluntários pela causa da luta contra a fome. O Banco Alimentar disponibiliza ainda uma plataforma electrónica em www.alimentestaideia.net para doação de alimentos pela internet, que permite a participação na campanha de pessoas que habitualmente não se deslocam ao supermercado ou que residam fora de Portugal, nomeadamente os emigrantes.