line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Campus de Gualtar, BragaA Universidade do Minho recebe nos dias 13, 14 e 15 de outubro a 12ª Conferência Luso-Brasileira de Ciência Aberta (ConfOA), sob o tema “Ciência Aberta: Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade”.

 

Realizada este ano num modelo híbrido, no campus de Gualtar (Braga) e online, a ConfOA é um dos eventos mais importantes do mundo nesta área e reúne as comunidades portuguesa, brasileira e dos demais países lusófonos que desenvolvem atividades de investigação, desenvolvimento, gestão de serviços e definição de políticas relacionadas com a Ciência Aberta.

A sessão de abertura é esta quarta-feira, às 13h00, com a participação da diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Cecília Leite, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e da presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Helena Pereira.

Segue-se a conferência inaugural por Frank Miedema, presidente do Programa de Ciência Aberta da Universidade de Utrecht (Países Baixos), com moderação do diretor dos Serviços de Documentação e Bibliotecas (SDB) da UMinho, Eloy Rodrigues. Nos três dias da iniciativa há a apresentação (via Zoom) de 158 trabalhos, divididos em comunicações, pechas kuchas, posters, demos, painel e workshops.

A conferência de encerramento é na sexta-feira, às 15h30, por António Sampaio da Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa e embaixador de Portugal na UNESCO.

O site oficial é confoa.rcaap.pt/2021. A ConfOA é organizada desde 2010 pelos SDB-UMinho, pela FCT e pelo Ibict.

PODCAST-RRB-BUTTON

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos