line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

ACT logotipoA Autoridade para as Condições de Trabalho aderiu à Campanha Europeia contra as quedas no local de trabalho.

O objectivo é diminuir acidentes nos locais de trabalho que actualmente representam15% dos acidentes de trabalho na Europa e 5% dos mortais em Portugal. Esta campanha vai privilegiar os sectores da construção, indústria e comércio onde a ACT vai distribuir folhetos de divulgação e autodiagnósticos para os empregadores e trabalhadores. No âmbito desta campanha a ACT vai realizar visitas inspetivas aos locais de trabalho em todo o território continental promovendo a implementação dos processos de avaliação de riscos, bem como a regularização de situações irregulares detetadas e relacionadas com as quedas ao mesmo nível. Segundo a autoridade vão ser também promovidas pelos serviços e pelos parceiros sociais ações de informação e sensibilização sobre aquela temática em empresas, escolas e centros de formação profissional.

A saber ainda que:

Embora frequentemente desvalorizadas, as quedas ao mesmo nível representam, segundo dados do Eurostat, cerca de 15% dos acidentes de trabalho. Em Portugal, as quedas ao mesmo nível foram responsáveis por 5% dos acidentes de trabalho mortais, sendo de salientar ainda que 19% dos acidentes de trabalho graves tiveram na sua origem um tropeção ou escorregão.

Segundo a informação estatística disponível, os acidentes com quedas ao mesmo nível ocorreram na construção civil (36%) nas indústrias transformadoras (19%) e no comércio (10%), precisamente os setores económicos que a ACT vai privilegiar na sua ação no âmbito desta Campanha.

O Comité dos Altos Responsáveis das Inspeções do Trabalho foi criado em 1995, com o objetivo de aconselhar a Comissão Europeia, em todas as questões relacionadas com a aplicação do direito comunitário no domínio da segurança e saúde do trabalho nos Estados-Membros.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos