line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

JMF pertence a Aliança Portugal (3)Emprego, apoio às Empresas e Empreendedorismo é a nova prioridade do eurodeputado José Manuel Fernandes. Na semana passada, em Braga, o candidato às eleições europeias pela coligação "Aliança Portugal" garantiu continuar a ter voz ativa pela região Norte, se voltar a ser eleito eurodeputado.

Num evento em que participaram mais de 150 pessoas, incluindo autarcas e dirigentes associativos dos distritos de Braga e Viana do Castelo, José Manuel Fernandes frisou que quer renovar o compromisso "Pela Nossa Terra": "sendo reeleito serei uma voz no Parlamento Europeu a favor dos programas para a promoção do emprego, o apoio às empresas e o empreendedorismo". "Trabalharei na simplificação, no combate à burocracia, na necessidade de taxas de juro mais baixas para as empresas", afirmou, numa sessão em que apresentou o balanço de atividade do seu mandato de proximidade com o Minho, onde fez mais de 500 intervenções públicas e diversos eventos para a valorização da região. "Tenho uma prioridade que destaco para este território, que designo por "Emprego, Empresas, Empreendedorismo", acrescentou.

José Manuel Fernandes apresentou o seu «Compromisso pela Nossa Terra» enquanto membro da lista de coligação PSD/CDS «Aliança Portugal» nas eleições europeias de 25 de maio. Na sessão vincou que a lista Aliança Portugal, que integra em lugar considerado elegível, é a única que tem candidatos do distrito de Braga, ele próprio e Nuno Melo do CDS/PP.

O candidato adiantou que manterá as iniciativas lançadas no mandato que findou, casos do Prémio Europa na Escola, da Festa na Europa e da Agenda pela Nossa Terra, "bem como a postura de a proximidade com a população e as instituições". "Mas quero renovar o compromisso "Pela Nossa Terra". Tenho uma prioridade que destaco para este território, que designo por "Emprego, Empresas, Empreendedorismo", .

E acrescentou: "Assim, fica aqui o compromisso de elaborar um guia com todos os fundos, programas e oportunidades para as nossas empresas. Lançarei um concurso para a promoção do empreendedorismo jovem. Serei uma voz no Parlamento Europeu a favor dos programas para a promoção do emprego, o apoio às empresas e o empreendedorismo. Trabalharei na simplificação, no combate à burocracia, na necessidade de taxas de juro mais baixas para as empresas".

JMF pertence a Aliança Portugal (4)

Em jeito de balanço, recordou que, nos últimos 5 anos, no exercício da função "cumpriu com Portugal, com o Norte em particular e de uma forma forte e específica com o Minho".

"Estive na negociação de todos os orçamentos da União Europeia, fui relator dos orçamentos do PE e das outras instituições em 2012, fui o responsável pela mobilização do fundo de solidariedade. Na comissão dos orçamentos, em nome do PPE, fui o responsável pela política dos consumidores. Na comissão do ambiente, fui, em nome do PPE, responsável pela quitação das agências e pelos programas do ambiente com execução orçamental", afirmou.

Foi, também, por sua iniciativa que, no orçamento da União Europeia, foi introduzida a juventude como prioridade: "Estive na génese do programa "O teu primeiro emprego Eures". Acompanhei e participei na aprovação dos fundos para Portugal. As nossas propostas vingaram. O resultado dos processos de negociação, onde participei, é vantajoso para Portugal. Garantimos 11 milhões de euros por dia, até 2020. Bati-me com sucesso pela coesão territorial. O Norte terá até 2016, na política de coesão, a possibilidade de ter taxas de cofinanciamento até 95%. O programa operacional para o Norte tem cerca de 3.400 milhões de euros, o que se traduz num aumento de 20% em relação ao período 2007/2013", acentuou.

O também comentador da RRB escreveu, ainda, enquanto eurodeputado o livro "Sem Fronteiras", editado pelo IPDJ, a quem cedeu os direitos de autor e o livro "Fundos Europeus 2014/2020", tendo cedido os direitos de autor ao Instituto Francisco Sá Carneiro para a sua edição.

"As intervenções em plenário e declarações de voto foram mais de 1.750, nas quais defendi as micro, pequenas e médias empresas, a agricultura, o desenvolvimento rural, a floresta, os nossos produtos locais, a coesão social e territorial, a promoção do emprego", sublinhou.

E prosseguindo, sublinhou : "Defendi os interesses dos portugueses. Sendo eleito, reassumo esta postura. Há 5 anos também assumi um compromisso específico com o Minho. Superei os objectivos iniciais a que me tinha proposto".

JMF pertence a Aliança Portugal (2)

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB