line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

ACT logotipoA Autoridade para as Condições de Trabalho inspeccionou na semana passada estabelecimentos de prestação de cuidados de beleza e cabeleireiros no distrito de Braga. Foi encontrado trabalho não declarado e verificadas situações irregulares de segurança e saúde no trabalho.

Foram ainda instaurados 7 processos de contra-ordenação. Segundo os técnicos da ACT, as principais deficiências observadas no setor estiveram relacionadas com as condições e locais de manuseamento das substâncias e preparações utilizadas pelos cabeleireiros e a inexistência de meios de combate a incêndios e de primeiros-socorros. No âmbito da sensibilização sobre as condições de trabalho, a ACT criou uma ferramenta online a qual os profissionais do sector podem aceder.A ACT, no quadro mais geral de sensibilização sobre as condições de trabalho dos cabeleireiros, adaptou, em parceria com as associações representativas do setor, a ferramenta OIRA - instrumento interativo online de avaliação de riscos da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho. Esta ferramenta é gratuita e está disponível em: https://client.oiraproject.eu/pt/cabeleireiro/cabeleireirofinal/@@login?came_from=https%3A%2F%2Fclient.oiraproject.eu%2Fpt%2Fcabeleireiro%2Fcabeleireirofinal pode ser utilizada pelos próprios profissionais e pelos técnicos de segurança que pretendam avaliar os riscos nos seus locais de trabalho, desde que tenham a formação adequada.

Segundo aquela Agência Europeia o número de cabeleireiros que sofre de afeções epidérmicas relacionadas com a sua atividade profissional pode atingir os 70%, percentagem 10 vezes superior à da média dos trabalhadores de todos os outros setores.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos