line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Todas as escolas do 1.º ciclo e jardins de infância do Agrupamento de Lousada Oeste encerraram hoje, 13 de janeiro, devido à greve dos professores, a que se juntam, também, paralisações na Escola Básica e Secundária.

Nuno Costa, professor na escola de Campo, Nevogilde, e porta-voz do 1.º ciclo e pré-escolar, garante tratar-se de “uma adesão histórica”, ao envolver os nove estabelecimentos de ensino do Agrupamento, cerca de 40 professores e de mil alunos.

“Os docentes viram o tempo de serviço subtraído em 6 anos, 6 meses e 23 dias, com implicações diretas na carreira e nas expectativas profissionais, quando estiveram, de facto, ao serviço da escola pública” – refere Nuno Costa, apontando as quotas de acesso ao 5.º e 7.º escalões como impedimentos para muitos atingirem o topo da carreira, mesmo com avaliações de Excelente ou Muito Bom, em que o mérito não é premiado, originando crescente desmotivação de uma classe envelhecida, sem perspetivas de renovação e “sistematicamente destratada”, agravando a crise da falta de docentes.

As colocações muito afastadas dos locais de residência, a tardia idade de aposentação – “ainda mais absurda na monodocência” –, excessivas exigências burocráticas e a perspetiva de transferência de competências para os Municípios, ignorando o critério da graduação profissional, são razões igualmente apontadas para a greve.

“Além de Professores, somos também pais que não podem assistir impávidos ao comprometimento do futuro dos nossos filhos e à degradação do sistema público de ensino” – concluiu Nuno Costa.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB