line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Amarante_Tech_Hub1.jpgO primeiro Campeonato Nacional de Cibersegurança realizou-se no passado, sábado, 12 de novembro, em formato on-line e presencial, no Instituto Empresarial do Tâmega, em Amarante.

Promovido pelo Amarante Tech Hub, com dinamização da academia Hackrocks e o apoio da Minsait e Jolera, o Campeonato Nacional de Cibersegurança foi criado para desenvolver novas competências em cibersegurança, uma área chave para a segurança dos países, organizações e indivíduos. Foi também uma oportunidade para os profissionais do setor, dos diversos níveis de experiência, competirem e testarem os seus conhecimentos.

Foram oito horas de competição, onde os 150 participantes, de 10 nacionalidades diferentes, tentaram ultrapassar as nove etapas, mas só 40 conseguiram completar o desafio. Os cinco finalistas tiverem tempos muito próximos, surpreendendo a organização. O pódio foi dividido entre Portugal e Itália: o 1.º prémio foi para iHeyHey (português), o 2.º para emacab98 (italiano), o 3.º para randN (português), o 4.º para Karlhammer (italiano) e o 5.º prémio para afonso_tilt (português).

“Sendo a transição digital um dos vetores estratégicos fundamentais da União Europeia, o Município de Amarante pretende ser um protagonista na transição tecnológica que a região e Portugal precisam para se afirmarem no contexto global. Este campeonato, pioneiro a nível nacional, insere-se na estratégia adotada pelo Município na captação e fixação de talentos deste setor, através de um tema atual como é a Cibersegurança”, afirma Jorge Ricardo, vice-presidente do Município de Amarante. Em jeito de balanço, considerou ainda: “De forma geral, podemos afirmar que esta iniciativa superou as expectativas atendendo ao número de participantes, nacionais e internacionais”.

O Campeonato Nacional de Cibersegurança (Portuguese Cybersecurity Competition) é uma iniciativa do Amarante Tech Hub, promovido pelo Município de Amarante através da InvestAmarante. A Amarante Tech Hub conta com a parceria do Instituto Empresarial do Tâmega, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da EPALC e do CENFIM.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos