line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

No segundo dia da 5.ª edição do UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante foram entregues, pela primeira vez, os Prémios UVVA. O título de Melhor Vinho de Amarante – Prémio António Lago Cerqueira foi para Quinta da Calçada Vinhas Velhas 2017, vinho que também recebeu o Prémio Excelência UVVA, ex aequo com Sem Igual Ramadas Wood 2018.

A distinção de Melhor Vinho UVVA foi igualmente para o Quinta da Calçada Vinhas Velhas 2017; o Melhor Vinho Espumante UVVA foi entregue a Sem Igual Espumante Bruto Natural 2016; o Melhor Vinho Branco UVVA o Quinta da Calçada Vinhas Velhas 2017; o Melhor Vinho Rosé UVVA o Barrete 2021; e o melhor Melhor Vinho Tinto UVVA o Quinta da Lixa Reserva Tinto 2016.

A prova cega de 92 amostras de espumantes, brancos, rosés e tintos da região dos Vinhos Verdes, realizou-se dia 17 de junho, no espaço Dolmen. A equipa de provadores foi composta por Patrícia Porto, responsável laboratório da CVRVV – Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes; Nuno Guedes Vaz Pires, diretor Revista de Vinhos; Marc Barros, editor Revista de Vinhos; Luis Costa, jornalista e provador Revista de Vinhos; e José João Santos, jornalista e provador Revista de Vinhos.

O UVVA começou ontem e, até amanhã, ocupa os Claustros do Convento de São Gonçalo com 39 produtores de Vinho Verde, mas também gastronomia regional e animação. Do programa fazem parte conversas e showcookings com os chefs Francisco Gomes, António Loureiro e Vitor Matos.

Uma edição especial, de homenagem a António Lago Cerqueira – percursor na promoção dos vinhos de Amarante, fundador das caves da Calçada e o primeiro a exportar Vinho Verde.

O bilhete custa 5€ com oferta de copo oficial, porta-copos e um voucher de 2,5€ para descontar na compra de vinho. Hoje, o UVVA está aberto ao público das 17h00 às 24h00, e o espaço lounge até às 02h00. Amanhã, dia 19, o horário de funcionamento é das 17h00 às 22h00.

Promovido pelo Município de Amarante, através da InvestAmarnate, o UVVA é organizado pela Essência do Vinho e tem como parceiros a Associação de Turismo do Porto e Norte, a Dolmen – Desenvolvimento Local e Regional, e o Círculo António Lago Cerqueira.

PRÉMIOS UVVA 2022:

– Melhor Vinho de Amarante – Prémio António Lago Cerqueira

Quinta da Calçada Vinhas Velhas 2017

– Prémio Excelência UVVA

Quinta da Calçada Vinhas Velhas 2017

Sem Igual Ramadas Wood 2018

– Melhor Vinho UVVA

Quinta da Calçada Vinhas Velhas 2017

– Melhor Vinho Espumante UVVA

Sem Igual Espumante Bruto Natural 2016

– Melhor Vinho Branco UVVA

Quinta da Calçada Vinhas Velhas 2017

– Melhor Vinho Rosé UVVA

Barrete 2021

– Melhor Vinho Tinto UVVA

Quinta da Lixa Reserva Tinto 2016

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos