line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

II Programa PsicoeducativoChama-se "Cuidar de Quem Cuida" o II Programa Psicoeducativo que decorreu em Amarante com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas dependentes e dos seus/suas Cuidadores Informais. Terminou com balanço positivo após nove sessões, que decorreram entre junho e setembro.

Integrado no Projeto Cuidar de Quem Cuida, uma resposta ao nível da Saúde, nomeadamente mental, o II Programa Psicoeducativo contou com uma equipa multidisciplinar de profissionais das entidades parceiras: Câmara Municipal de Amarante, Cercimarante, ACES Baixo Tâmega, Santa Casa da Misericórdia de Amarante, Universidade Sénior de Amarante, Associação de Solidariedade Social O Bem Estar, e Adesco.

Ao longo dos três meses, os nove Cuidadoras Informais que participaram no programa partilharam experiências e práticas, adquiriram novos conhecimentos e aprendizagens, e combateram o isolamento graças aos momentos de sociabilização proporcionados nos vários encontros. No final, foi notória a melhoria na autoconfiança e autoestima, na construção de uma identidade coletiva e no impacto positivo na saúde mental.

Após a conclusão do II Programa Psicoeducativo, os Cuidadoras Informais vão continuar a reunir em novembro, formando um Grupo de Ajuda Mútua, para assim poderem manter um contacto próximo, partilhando preocupações e experiências.

A saber que o "Cuidar de Quem Cuida" promove consultas de Psicologia, atendimento social e aconselhamento jurídico no seguimento do acordo de cooperação com dez parceiros da Rede Social de Amarante, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas dependentes e seus cuidadores.

 

PODCAST-RRB-BUTTON

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos