line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

 Este ano o tema é “Resistência ou resiliência: saúde e bem-estar na escola, em tempos de pandemia”.

Esta quinta-feira, dia 9, na sessão de abertura vai estar o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, o Dr. João Gonçalves, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, os diretores dos agrupamentos de escolas de Lousada e o Dr. António Campos, Diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente. A conferência de abertura está a cargo do jornalista Luís Osório, a que se segue a intervenção da de Neuza Pedro, docente no Instituto de Educação, da Universidade de Lisboa, que vai falar acerca de “Tecnologias na Educação: resistências e oportunidades”. A manhã termina com a comunicação de José Verdasca, professor na Universidade de Évora e Coordenador Nacional do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar, que vai apresentar “Resistência ou resiliência?” Durante a tarde vão realizar-se diversas Oficinas Temáticas, com temas como “Lousada Geológico”, “Promoção da literatura emergente na educação pré-escolar” e “Sistemas agroflorestais como modelos de sustentabilidade”. “Aprender a ser feliz: a inteligência emocional”, “Literatura e cinema”, “Educação inclusiva: musicoterapia”, “Cinema de animação: um formato pedagógico”, “Orientação: o desporto da floresta” e “Oficina de Encadernação Manual” são outros dos temas que fazem parte das oficinas temáticas.

No segundo dia de Jornadas da Educação, sexta-feira, os trabalhos têm início com a intervenção de Paulo Guerra, juiz Desembargador no Tribunal da Relação de Coimbra, sobre “A visibilidade dos Direitos Humanos da criança”. “Um ensino inclusivo é um ensino diverso: Questões LGBTI+ na Escola” é o tema da apresentação de Daniela Leal, psicóloga e investigadora na Universidade do Porto.  A intervenção que se segue é da responsabilidade de José Goulão, Diretor-Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, que vai apresentar “Os comportamentos aditivo em pandemia”. “Ser Professor: realidades e olhares “ é o tema da última comunicação que vai ser feita por Rui Trindade, professor e investigador da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Presidente do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, do Ministério da Educação. O encerramento das Jornadas vai ser efetuado pelo Vereador da Educação da Câmara Municipal de Lousada, Dr. António Augusto Silva.

O evento conta com o apoio da CIM-Tâmega e Sousa, no âmbito do seu Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE) e em articulação com os órgãos de direção dos quatro Agrupamentos de Escolas deste Concelho e de várias personalidades do mundo académico. As Jornadas são acreditadas como formação contínua de 12 horas.

PODCAST-RRB-BUTTON

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos