line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

LousadaEm Lousada os serviços da Equipa Multidisciplinar de Apoio (EMA) estão disponíveis no processo de vacinação. A informação foi dada pela autarquia ao Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

"Esta equipa que tem estado, nos últimos meses, a efetuar a interligação com os infetados com Covid-19 e seus contactos de alto risco, solicita assim novas competências, agora, no apoio à vacinação, sugerindo que este método possa ser ampliado a todo o país dada a pressão junto dos serviços de saúde.", revela a autarquia em comunicado. “A EMA de Lousada está disponível para contactar previamente todos os cidadãos que as entidades de saúde julguem pertinentes, nomeadamente idosos com mais de 80 anos. É importante validar o seu contacto telefónico, aferir a sua situação de saúde, analisando se está dependente e não consegue sair de casa, por exemplo, bem como a possível falta de transporte ou a inexistência de contacto válido do utente, sendo necessário procurar outra forma alternativa de chegar até estas pessoas. O intuito deste contacto prévio é permitir uma melhor agilização e rapidez no processo de convocatória para vacinação que vai ser feito posteriormente pelos Centros de Saúde” – destaca o Vereador da Ação Social e Saúde, Dr. Nelson Oliveira.

Ainda de acordo com o Vereador “a parceria entre a Rede Social Municipal, onde se inserem as Instituições Particulares de Solidariedade Social e Juntas de Freguesia, é também fundamental para alcançar os mais desprotegidos, sendo que todas as sinalizações destes parceiros são elementares para conseguir chegar a toda a gente. Para além disto, com a possibilidade da EMA contactar previamente estes agregados familiares, há a possibilidade de tranquilizar os utentes sobre a sua futura chamada e informações sobre o processo vacinal, libertando os Centros de Saúde de muitas mais chamadas telefónicas para esclarecimentos ou questões sobre quando é que o utente iria ser chamados”. O Município de Lousada acredita que esta colaboração é uma mais-valia para todos, retirando o trabalho burocrático aos serviços de saúde e tranquilizando os utentes, alargando as competências da EMA, podendo servir de base para algo alargado a todo o pais.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos