line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Villa de Basto renovada  As obras de arranjo da Villa de Basto junto ao Castelo de Arnoia em Celorico de Basto estão prestes a arrancar depois de terça-feira passada, autarquia de Celorico de Basto e Rota do Românico, entidas parceiras, terem entregue a bora do arranjo da envolvente, numa cerimónia decorridaque decorreu no Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia.

 

 

" Neste curto período de tempo serão criados acessos pedonais fulcrais a uma vila com elevadas potencialidades turísticas", revelou na cerimónia Joasquim Mota e Silva, autarca celoricense. Trata-se de uma intervenção patrimonial que visa a requalificação urbana dos espaços públicos da Villa de Basto, a melhoria das condições de acesso à fortificação e a criação de um percurso pedestre que será o primeiro a ser homologado no concelho, tudo isto, na ótica de valorizar o Castelo, monumento nacional, e o espaço envolvente. Esta primeira fase da obra estará concluída no espaço de 3 meses. Esta obra, orçamentada em cerca de 270.000 €, está integrada na candidatura intermunicipal "Rota do Românico do Tâmega - 1.ª fase", coordenada pela Associação de Municípios do Baixo Tâmega e financiada pelo Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE) com uma taxa de comparticipação de 85%.

A referida intervenção consiste na beneficiação dos arruamentos, incluindo a pavimentação, a execução de infraestruturas de drenagem de águas pluviais e de iluminação pública. Está ainda prevista a aquisição de terrenos junto á capela de Santa Luzia com a finalidade de criar um espaço público pavimentado que permitirá o estacionamento de alguns veículos. Os dois arruamentos principais da vila e o caminho que liga à estrada regional 101-4 serão pavimentados com cubo de granito azul. Nos caminhos que contornam o morro do Castelo e no largo da capela optou-se por uma pavimentação em calçada irregular de granito amarelo, cuja imagem rústica se integra nas características do local. O percurso pedestre terá uma extensão de cerca de 10 km e uma subida/descida acumulada de 440 metros, tratando-se de um percurso de pequena rota.

O percurso, identificado como PR1CBT, terá início junto ao Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia, instalado no edifício da antiga escola básica, e desenvolve-se em forma de 8, com o extremo norte no Calvelo e o extremo sul no alto de Penícia, locais que constituem miradouros sobre a paisagem envolvente, guardando a visita ao Castelo para o final da jornada. A configuração do percurso permitirá também realizar percursos parciais de menor extensão, adaptados aos utilizadores, e em parte da sua extensão será também transitável em bicicleta.

A saber ainda que, numa 2.ª fase a intervenção incidirá sobre o próprio Castelo e o morro onde se situa, estando previstas obras de conservação e de valorização do edifício e a criação de um acesso pedonal que melhore as condições de acessibilidade dos visitantes.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB