line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Foi inaugurada esta tarde uma exposição no Hopsital de S. José - Fafe intitulada "Hospital de São José: 160 anos ao serviço da comunidade". Esta mostra retrata as 16 décadas de vida do Hospital, "exaltando a sua história e impacto na comunidade fafense, nomeadamente através da partilha de diferentes testemunhos de pessoas que por lá passaram em diferentes papéis e circunstâncias. A exposição estará patente até 21 de maio e tem entrada livre", pode ler-se no comunicado.

Este hospital que começou por apelidar-se “da Caridade” e mais tarde veria o seu nome mudado para "da Misericórdia”, "é um empreendimento a que os emigrantes fafenses no Brasil estão intimamente associados, dado que foram eles, através das suas contribuições, que financiaram a sua construção. Expoente da filantropia dos Brasileiros de torna-viagem, esta unidade de saúde, voltada no início para os mais necessitados, seguiu o projeto de uma instituição existente na altura no Rio de Janeiro, o Hospital da Beneficência Portuguesa, aberto em 1858, e do qual foi copiado o projeto arquitetónico", pode ler-se no documento.

A primeira pedra foi lançada no dia 6 e janeiro de 1859, tendo aberto portas - ainda que parcialmente e sobretudo aos mais desfavorecidos - na manhã de 19 de março de 1863, Dia de S. José, que dava já o nome àquela instituição. Em 1975, o Hospital da Misericórdia foi nacionalizado. Pela primeira vez na sua história de mais de um século, o Hospital deixaria de ser propriedade da Santa Casa e passaria para a esfera do Estado. Em 1977, a sua gestão foi entregue ao Serviço Nacional de Saúde.

2007 foi o ano em que se registou uma alteração substancial no funcionamento da unidade hospitalar, quando foi criado legalmente o Centro Hospitalar do Alto Ave, fundindo os antigos hospitais da Senhora de Oliveira (Guimarães) e de S. José de Fafe, num único centro hospitalar, com sede em Guimarães. Em 2015, o Governo, através da ARS Norte, decidiu devolver a gestão do Hospital de S.José à Santa Casa da Misericórdia de Fafe, deixando este de integrar o Centro Hospitalar do Alto Ave, com efeitos a partir de 1 de janeiro desse ano.

Horário da exposição:
2ª 9h00 às 12h30 e 14h00 às 18h00
3ª a 6ª 9h00 às 12h30 e 14h00 às 17h00
Sábado e Domingo 15h00 às 18h00

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos

"Viver Celorico" na RRB