BARRA OUVIR

line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Bootcamp_CB.jpgJovens do 11º ano de escolaridade de Celorico de basto participam no projeto de empreendedorismo da Associação Empresarial de Amarante.

A participação do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto neste tipo de iniciativas acontece pela primeira vez. Em estreita parceria, o CLDS 4G Celorico+Social, o Município de Celorico de Basto e o Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto, articularam-se para, com a colaboração da Associação Empresarial de Amarante e o projeto “Jovens Empreendedores”, facultar um Bootcamp sobre empreendedorismo aos alunos do 11º ano do Agrupamento.

A ministrar o Bootcamp esteve Ana Oliveira, responsável pelo projeto “Jovens Empreendedores” da AEA. Para Ana Oliveira “o bootcamp é uma atividade intensiva de 12 horas onde os alunos, em equipa, constroem ideias de negócio, utilizando a metodologia do design thinking desde a apresentação da ideia até à apresentação a um júri”. As ideias de negócio foram apresentadas pelos alunos ao júri constituído por um elemento da escola, um elemento do CLDS 4G Celorico+Social e um elemento da autarquia, “numa lógica de aproximação entre a escola e o trabalho” disse Ana Oliveira do projeto jovens empreendedores.

Esta é uma das muitas ações que vão decorrer até ao concurso de Empreendedorismo. Vão ainda decorrer workshops de autoconhecimento para todos os alunos do 11º ano. A iniciativa contou com a presença de vários empresários do tecido económico do concelho que apresentaram aos alunos a sua experiência no mundo do empreendedorismo, numa perspetiva pessoal com os sucessos e fracassos inerentes a cada experiência.

A participação do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto neste tipo de iniciativas acontece pela primeira vez mas, e segundo a representante do Agrupamento, Adelaide Novais, “é um projeto diferente que aborda a educação de forma informal e mais vocacionada para o mercado de trabalho. Os alunos são convidados a entrar na comunidade e a comunidade vem à escola com a presença de 4 testemunhos de 4 empresários de diferentes áreas, com diferentes experiências profissionais. Um projeto que ajuda os alunos a desenvolver ideias de negócio, de empreendedorismo e desenvolve as competências transversais de todas as disciplinas”. Além disso, disse-nos Adelaide Novais, “permite o desenvolvimento das competências inatas de cada aluno. Vimos os alunos a falar em público com à vontade, fizeram protótipos de negócios, com principio meio e fim, a ideia muito bem estruturada, o que, e apesar desta iniciativa ser curta, mostrou ser uma iniciativa muito produtiva para os nossos alunos”.

Para Cristiano Mota aluno presente no Bootcamp “devia ser mais tempo para podermos maturar as nossas ideias com outro empenho. Contudo, foi muito interessante, apresentamos como ideia a criação de um tradutor para cães, um mecanismo que iria traduzir a linguagem dos cães para a nossa linguagem para facultar o seu entendimento”.

PUBLICIDADE

  • 123seguros.jpg
  • domingosteixeira.jpg
  • easyconnect.jpg
  • microbasto.jpg
  • netcelorico.jpg
  • quintadafontinha.jpg
  • realformula.jpg
  • saboresdebasto.jpg
  • somplay.jpg

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos