BARRA OUVIR

line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Colquio_nvelhecimento_Ativo.jpgNa sexta-feira, dia 27, vai realizar-se o Colóquio “Envelhecimento ativo. Boas práticas. Que futuro?” promovido pela Associação de Solidariedade Social de Nespereira (ASSN) em parceria com o Municipio e a Rede Social de Lousada.

A abertura do evento vai ser feita pelo Presidente da Câmara Municipal, Dr. Pedro Machado, e pelo Presidente da ASSN, Dr. Pedro Magalhães.

O primeiro painel tem como mote “Desafios para um envelhecimento ativo e saudável” e vai ter moderação do Prof. Luís Ângelo Fernandes. A Capacitação das pessoas idosas para um envelhecimento saudável é o primeiro tema, apresentado pela Dra. Margarida Abreu, docente do ISSSP e da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Porto. A Importância do envelhecimento ativo vai ser apresentado pela Dra. Manuela Leite, professora auxiliar no Instituto Universitário de Ciências da Saúde. A Tecnologia para os idosos é o assunto de que vai falar o Dr. Diogo Tristão, gerontólogo.

O painel seguinte tem como base “Movimento Sénior: inovação social e experimentação” e vai ser moderado pelo Dr. Pedro Magalhães. A Dra. Ana Isabel Sousa vai apresentar o projeto “Movimento Sénior em Lousada”, e a Dra. Patrícia Costa vai falar sobre o “Modelo de intervenção sistematizado. A manhã termina com a Dra. Helena Loureiro que vai falar obre “Portugal Inovação Social”.

Os trabalhos daa tarde vão ter início com o painel “Envelhecimento em Lousada”, que conta com a moderação da Dra. Sofia Santalha. Vão participar a Dra. Alexandra Lopes, professora auxiliar da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com “Envelhecimento ativo: retórica, normatividade e prática”. ”Envelhecer na comunidade: o papel da autarquia” é o tema que vai ser apresentado pela Vereadora da Ação Social da Câmara de Lousada, Dra. Maria do Céu Rocha. Seguem-se testemunhos de técnicos e professores intervenientes no projeto.

O último painel é relativo à “Sustentabilidade e Disseminação” com moderação da Dra. Rosério Loureiro. A Dra. Cláudia Pedra, da Stone Soup, vai falar sobre o “Impacto social alcançado”, e o Dr. Manuel Ribeiro, da Ksocial, apresenta uma “Proposta de política pública”.

O encerramento do Colóquio está a cargo do Diretor do Centro Distrital do Porto do Instituto de Segurança Social, Dr. Miguel Cardoso, e da Vereadora da Ação Social da Câmara de Lousada, Dra. Maria do Céu Rocha.

A iniciativa vai decorrer na Escola Secundária de Lousada e as inscrições, que são gratuitas mas obrigatórias, devem ser efetuadas em www.cm-lousada.pt/p/envelhecimento-ativo, até ao próximo dia 25, quarta-feira.

PUBLICIDADE

  • 123seguros.jpg
  • domingosteixeira.jpg
  • easyconnect.jpg
  • microbasto.jpg
  • netcelorico.jpg
  • quintadafontinha.jpg
  • realformula.jpg
  • saboresdebasto.jpg
  • somplay.jpg

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos