line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

ILUSTRE AMARANTINO cartaz AGUSTINA 2022A exposição das fotografias premiadas vai estar patente até  31 de dezembro.

O fotógrafo António Cunha é o grande vencedor da sétima edição do prémio de Fotografia Ilustre Amarantino 2022 que, este ano tem como tema, a escritora Agustina Bessa-Luís.

A cerimónia de entrega de prémios e a inauguração da exposição, composta pelas 18 fotografias premiadas da 7ªedição do Concurso de Fotografia Ilustre Amarantino, acontece no próximo sábado, 19 de novembro, pelas 16h00, no Salão Nobre da União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão.

Para além do 1.º prémio ao fotógrafo flaviense, o júri atribuiu, ainda, um segundo lugar a Fernando Fortes (Almada) e o terceiro a José Martins, de Vila do Conde. Foram nomeados para menções honrosas os fotógrafos Abílio Mendes (Amarante), António Tedim (Moreira da Maia) e Paulo Fernandes (Viana do Castelo).

Promovido pela União de Freguesias de Amarante (S. Gonçalo), Madalena, Cepelos e Gatão e pela Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, o Concurso, que vai já na sua sétima edição, pretende promover a arte da fotografia, os ilustres Amarantinos e Amarante. O júri integra os fotógrafos António Pinto e Francisco Piqueiro, o fotojornalista José Manuel Ribeiro e Verónica Teixeira Pinto em representação da organização.

A saber que as 18 fotografias vencedoras vão formar uma exposição itinerante que  vai estar patente em dez espaços, ao longo de um ano. A primeira destas itinerâncias vai ser na sede da Junta da União de Freguesias de Amarante, onde a exposição Ilustre Amarantino pode ser visitada até  31 de dezembro.

Verónica Pinto, presidente da direção da Associação para a Criação do Museu Eduardo Teixeira Pinto, destaca o carácter único deste Prémio “que ao distinguir ilustres amarantinos através da arte da fotografia e de um conjunto de fotografias a preto e branco de enorme qualidade técnica está também a distinguir e a promover Amarante, já que o regulamento de participação prevê que pelo menos uma das fotografias seja sempre realizada num cenário amarantino, a génese dos nossos ilustres homenageados”, refere.

Américo Paulo Ribeiro, Presidente da Junta da União de Freguesias de Amarante, salienta a origem do Prémio que pretende homenagear e distinguir ilustres amarantinos através da fotografia e desta forma levar ainda mais longe a riqueza da história da nossa cidade e do nosso concelho, berço de nomes que estarão para sempre ligados à história do país e do mundo”.

O Concurso Ilustre Amarantino já homenageou Teixeira de Pascoaes, Eduardo Teixeira Pinto, Amadeo de Souza-Cardoso, António Lago Cerqueira, António Carneiro, António Cândido e Agustina Bessa-Luís.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos