line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Novembro_-_Cineclube_Amarante.jpgO cineclube de Amarante apresenta a programação deste mês de Novembro no cinema Teixeira de Pascoaes.

   

Dia 04 - RESTOS DO VENTO

UM FILME DE TIAGO GUEDES

COM Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu, João Pedro Vaz, Gonçalo Waddington, Leonor Vasconcelos

2022 | PORTUGAL | M/14 | 2H 06MIN | DRAMA | LONGA-METRAGEM

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=6bFuOgU4wlY

Site oficial: https://www.restosdovento-filme.com/

Numa remota aldeia rural portuguesa, um violento ritual semipagão que correu mal deixou marcas num grupo de adolescentes. Agora, 25 anos depois, eles voltam a juntar-se após uma tragédia na família de um deles. Estreado em Cannes na selecção oficial do festival de 2022, um filme de Tiago Guedes ("A Herdade"), co-escrito por Tiago Rodrigues, o dramaturgo, encenador, argumentista e director do Festival d'Avignon. Com Albano Jerónimo, Nuno Lopes, Isabel Abreu, Gonçalo Waddington, João Pedro Vaz e Leonor Vasconcelos. PÚBLICO

Dia 11 - ILUSÕES PERDIDAS

Título original Illlusions Perdues

Realizador Xavier Giannoli

Elenco

Benjamin Voisin, Cécile de France, Gérard Depardieu

2021 |149' | Histórico, Drama

Trailer: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=gMJ7TCRXS00&feature=youtu.be

Lucien é um jovem poeta desconhecido na França do século XIX. Tem grandes esperanças e deseja forjar um destino para si. Deixa a gráfica da família na sua província natal para tentar a vida em Paris. Ali, o jovem descobrirá os bastidores de um mundo moldado pelas leis do lucro e da hipocrisia. Uma comédia humana onde tudo se compra e se vende: a literatura, a imprensa, a política, os sentimentos, as reputações e as almas. Lucien vai amar, sofrer e sobreviver às suas ilusões.

‘Ilusões Perdidas’, um filme inspirado na envolvente obra de Honoré de Balzac, ‘Illusions perdues’, de 1837, realizado por Xavier Giannoli (‘Marguerite’, ‘Quand j'étais Chanteur’ e ‘À l'origine’) estreia nas salas de cinema a 20 de janeiro.

‘Ilusões Perdidas’ retrata a história de Lucien, um jovem poeta francês do Século XIX, que segue os seus mecenas até à fabulosa cidade de Paris. É na capital francesa que alcança o seu sonho de ser jornalista, o que se vem a tornar num bilhete de entrada no mundo corporativo que desconhecia até então, submisso à lei do lucro e do fingimento.

 

Benjamin Voisin (‘Verão de 85’, ‘O Baile das Loucas’ e ‘La dernière vie de Simon’) protagoniza o filme, ao lado de Xavier Dolan (‘Tom na Quinta’, ‘Amores Imaginários’ e ‘Como Matei a Minha Mãe’), Cécile de France (‘Hereafter - Outra Vida’, ‘A Residência Espanhola’ e ‘Haute Tension - Alta Tensão’), Vincent Lacoste (‘Agradar, Amar e Correr Depressa’, ‘Uns Belos Rapazes’) e Gerard Depardieu.

‘Ilusões Perdidas’ é considerada uma obra-prima, tendo sido escrita pelo grande escritor Francês Honoré Balzac entre 1836 e 1843. NOS Audiovisuais

 

Dia 18 - UM OUTRO MUNDO

Um filme de Stéphane Brizé

Com Vincent Lindon e Sandrine Kiberlain

Festival de Veneza - Selecção Oficial

2021 • França • 97 min 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=NmvTzATzY0g

Do realizador de A LEI DO MERCADO (2015) e EM GUERRA (2018), chega-nos um filme poderoso sobre o equilíbrio entre o trabalho e a vida de família.

SOBRE O FILME

Um director, a sua mulher e a sua família, num ponto em que as escolhas profissionais deste ameaçam destruir o equilíbrio familiar.

Philippe Lemesle e a mulher estão em processo de divórcio. O amor que os unia parece ter sido irrevogavelmente destruído pela pressão do trabalho. Executivo de sucesso num grupo industrial, Philippe já não sabe como responder às contraditórias exigências dos seus patrões. Ontem, eles queriam um gerente; hoje, querem quem lhes implemente medidas. Resta-lhe agora dar sentido à sua vida.

REVISTA DE IMPRENSA

  "A sua abordagem lembra a obra de Ken Loach. Um filme poderoso" – THE HOLLYWOOD REPORTER

"Quando analisado como um tríptico, faz emergir a maestria de Brizé como artista e pensador. É a sua obra mais complexa e conseguida" – THE PLAYLIST

"A história de Brizé e a forma como ele a conta são absolutamente actuais" – DEADLINE

"Após EM GUERRA, Stéphane Brizé traz-nos uma performance cáustica e cativante que não se assemelha a nada que já nos tenha trazido" – INDIEWIRE

"Vincent Lindon e Stéphane Brizé, uma dupla ligada pelo trabalho, a modéstia e uma comunhão de sensibilidade face aos abusos sociais" – TELERAMA

Dia 25 - MULHER DE UM ESPIÃO

De KIYOSHI KUROSAWA

JAPÃO - 2020 - 117' - cor

Festival de Veneza - Leão de Prata - Prémio Melhor Realizador

Kobe,1940. Na noite que antecede o início da II Guerra Mundial, o comerciante Yusaku Fukuhara sente que se avizinha um futuro perturbador. Deixa a mulher Satoko e viaja para a Manchúria, onde será testemunha de um acto bárbaro que pretende denunciar. Entretanto, Satoko é procurada por um polícia, amigo de infância, que lhe conta que uma mulher, que o marido trouxe da Manchúria, morreu. Satoko, dilacerada pelo ciúme, confronta o marido. Mas quando descobre as verdadeiras intenções de Yusaku, faz o impossível para garantir a sua segurança e felicidade.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos