line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

visita casteloNo Dia Nacional dos Castelos o Município de Celorico de Basto resolveu comemorar a data proporcionando uma visita guiada a grupos de idosos do programa social "Celorico a Mexer" ao castelo do concelho.

O dia Nacional dos Castelos ainda é celebrada esta noite com uma visita noturna ao Castelo de Arnoia.

A data foi oficialmente instituída em 1984 e era celebrada no mês de setembro, em 2003 estabeleceu-se o dia 7 de outubro como data oficial. Esta data tem por objetivo promover iniciativas e atividades que visam uma reflexão sobre este património fortificado testemunhos da memória coletiva dos povos.

Celorico de Basto tem o seu Castelo de Arnoia que é também o único Castelo a integrar a Rota do Românico e por isso, além da visita dos idosos do Celorico a Mexer, dos grupos de Caçarilhe e Ourilhe, será desenvolvida a partir das 21h00, uma visita guiada noturna, em parceria com a Rota do Românico.

Para a vereadora da Cultura do Município, Maria José Marinho, “a valorização deste património fortificado assenta também na forma como disseminamos a sua história, as suas lendas, a sua memória pela comunidade e permitimos que a sua existência não seja apenas física mas parte integrante e fundamental da nossa identidade. Este monumento ganhou uma carga histórica e um simbolismo muito próprio, projetando-o em toda a região como um admirável marco intemporal desde os primórdios da nacionalidade até aos nossos dias”.

O Castelo de Arnoia, classificado como monumento nacional desde o ano de 1946, é uma importante referência cultural e patrimonial do concelho de Celorico de Basto. Arquitetonicamente este monumento, de implantação roqueira, é constituído por uma torre de menagem de planta quadrangular, ligada a uma linha de muralhas de morfologia poligonal. No interior do pátio existe uma cisterna.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos