line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

cineclube de Amarante setembroO cineclube de Amarante retoma atividade com a exibição de filmes de Espanha e Irão, neste mês de Setembro. 

"No dia 16, a meio do mês, começamos com o novo cinema espanhol. O filme Alcarràs, da realizadora Carla Simón (realizadora do belíssimo Verão 1993 que vimos em novembro de 2018) venceu o último Festival de Berlim com o Urso de Ouro. Nos meses seguintes veremos Libertad da realizadora catalã, Clara Roquet.", revela a direção do cineclube em nota enviada à RRB.

Os dois filmes seguintes, A Lei de Teerão e Estrada Fora, representam a cinematografia atual do Irão, ou pelo menos aquela que nos chega. "Como sempre ou quase sempre, imperdível.", revela o Cineclube de Amarante.

 Programa 

Dia 16 | Alcarràs

de Carla Simón

com Jordi Pujol Dolcet, Anna Otin, Xènia Roset, Albert Bosch

2h | M/12 | 2022 | estreia 14.07.2022

Festival de Berlim - Urso de Ouro (Melhor Filme)

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=RHKDeGC5B4Q&t=1s

Desde tempos imemoriais, a família Solé passa os Verões a colher pêssegos no seu pomar em Alcarràs, uma pequena cidade em Espanha. Mas após a recepção de uma notificação de despejo, a colheita deste ano poderá ser a última. Os novos planos para o terreno implicam o arranque dos pessegueiros e a instalação de painéis solares, o que causa uma cisão no seio da família, até aí muito unida. Pela primeira vez, os Solés enfrentam um futuro incerto e arriscam-se a perder mais do que a sua casa.  

Dia 23 | A Lei de Teerão

De: Saeed Roustayi

Com Payman Maadi, Navid Mohammadzadeh, Parinaz Izadyar, Farhad Aslani

IRÃO | 131 min | 2019 | M/14

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=c_KdCPEoa1c

 

Samad (Payman Maadi) é um agente da brigada de narcóticos que há muito persegue Nasser (Navid Mohammadzadeh), um dos mais perigosos traficantes de Teerão, esperando que a sua captura ajude a controlar o tráfico de drogas no país, onde o número de vítimas já ultrapassa os seis milhões e meio. Mas quando Nasser é finalmente apanhado, algo que lhe valerá a pena capital, o detective percebe que, mais do que um perigoso criminoso, ele é uma vítima das circunstâncias. E isso só vem provar algo que ele já sabia: que todo o seu esforço no combate ao crime é inglório e que a verdadeira solução está fora das suas mãos. Este “thriller” de acção, realizado e escrito por Saeed Roustayi (“Leila's Brothers”), fala do grave problema do narcotráfico e da toxicodependência no Irão. PÚBLICO

Festival de Veneza – Selecção Oficial, Orizzonti

Festival de Tokyo – Melhor Realização, Melhor Actor

Festival de Zurique – Menção Especial para Melhor Filme Internacional

Mostra Internacional de São Paulo – Selecção Oficial, Competição Novos Directores

Festival de Fajr – Prémio do Público, Melhor Montagem, Melhor Som

 

Dia 30 | Estrada Fora

De: Panah Panahi

Com: Pantea Panahiha, Hassan Madjouni, Rayan Sarlak, Amin Simiar

IRÃO - 2021 - 94' - M/12

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=JxSxPpRHUmM

Uma família caótica e terna em viagem por uma paisagem acidentada. Mas para onde vão? No banco de trás, o pai tem uma perna partida, mas está mesmo magoada? A mãe tenta rir mas mal consegue conter as lágrimas. O miúdo não pára de cantar. E todos estão preocupados com o cão doente e irritados uns com os outros. Apenas o misterioso irmão mais velho parece calmo.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

"Caminho de Emaús" na RRB

Caminho de Emaús

"A Igreja no Mundo" na RRB

AIS

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos