Dia 8 de Julho, Amarante recebe, no Festival Internacional de Guitarras de Amarante, no Centro Cultural da cidade, o projecto Encontro Ibero-Americano, de Yamandu Costa, o rei do violão de 7 cordas, com Martín Sued compositor, arranjador e músico argentino nascido em Buenos Aires, no bandoneon e o português José Manuel Neto, um dos maiores nomes da guitarra portuguesa da actualidade.
Um encontro de três artistas de renome e de origem ibérica.
"A tradição ibérica engloba países de culturas diversas e variadas, ligados por um fio cultural rico e sólido que cria pontos de encontros e de desencontros... Essas semelhanças e diferenças são uma fonte de inspiração inesgotável." revela a organização em comunicado.
Yamandu Costa idealizou um projeto em que convida dois grandes músicos, ligados por pertencerem à mesma geração e carregarem em si uma tradição potente de cada um dos seus países, onde a tradição ibérica é inevitável. Neste caso: Brasil, Argentina e Portugal. Além da tradição, estes músicos reinventam juntos, uma linguagem própria que nasce da junção das suas culturas. Linguagens, sentimentos que se acomodam de diversas formas, sons com que nasceram e cresceram, é isto que este projecto único proporciona. O bandoneon, bandeira do tango, desloca-se para falar outro idioma, junto à icónica guitarra portuguesa que carrega a voz do fado e ao não menos representativo violão de 7 que remete imediatamente ao Brasil.
"Respeitando as suas raízes, Yamandu Costa e seus convidados propõem uma visão pessoal e reinventada sobre o conceito musical ibero-americano.", revela.