line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

O ator Fernando Soares e o professor Aires Montenegro protagonizam um recital de poesia e música na Igreja de São Pedro de Abragão, em Penafiel, no próximo sábado, 22, pelas 21h15.

Promovido pela Rota do Românico, o espetáculo será marcado pelas palavras de Fernando Soares, evocando vários autores nacionais e locais, mas também pelos sons da nyckelharpa executados por Aires Montenegro. A nyckelharpa é um instrumento musical sueco de corda friccionada, equipado com teclas e cordas de ressonância, que lhe conferem uma sonoridade característica, e cuja iconografia medieval apresenta registos do seu uso na Suécia, Alemanha e Itália. No nosso país, o interesse por este instrumento é muito recente, e foi fortemente impulsionado por Aires Montenegro através da criação do Centro Português de Nyckelharpa, sediado em Paredes. A entrada no recital é gratuita, condicionada à lotação do espaço, por ordem de chegada.

Este evento enquadra-se no projeto EEC PROVERE Turismo para Todos: Valorização, dinamização e promoção turística da região, sendo cofinanciado pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia. A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende). As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos