line

BARRA BASTOMEDIA

VERMAIS

Após aquisição de seis hectares de terreno na freguesia de Pias, junto ao rio Sousa, onde se incluem os denominados Moinhos de Pias, o Município adjudicou o projeto de reabilitação e de intervenção arquitetónica com vista à criação do futuro Parque Molinológico de Pias.

Segundo a autarquia, o projeto, orçado em cerca de um milhão de euros, situado na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior (PPLSS), engloba um conjunto de moinhos e casas de moleiro, bem como dependências agrícolas e, ainda, uma serração hidráulica.

A intervenção prevê a renovação dos espaços existentes de forma a que cumpram funções inovadoras de caráter ambiental, cultural e pedagógico procurando ainda preservar a forma e a estrutura arquitetónica existente, os sistemas e materiais tradicionais de construção e as manchas de implantação primitivas. O renovado núcleo arquitetónico dos Moinhos de Pias conta com espaços didáticos dedicados à biodiversidade do rio Sousa e da PPLSS, à Arqueologia da Farinha no território de Lousada e à Geologia do vale do rio Sousa. Para além disso, o espaço vai ter uma forte componente de formação nas artes tradicionais ligadas à moagem e ao pão, nomeadamente, uma Oficina do Moleiro, uma Fábrica de Moagem Artesanal e um Laboratório do Pão Tradicional. Com vista à neutralidade energética do projeto, o Parque Molinológico de Pias vai ser exclusivamente alimentado por energia fornecida microturbinas para microgeração de eletricidade, instaladas nos caboucos onde laboravam os antigos rodízios dos moinhos de água. Assim que a situação pandémica o permita, o projeto vai ser apresentado publicamente à comunidade.

PODCAST-RRB-BUTTON

Espaço Aberto

ESPAÇO ABERTO

Madrugar

Madrugar

Caminho de Emaús na RRB

Caminho de Emaús

Clube de Amigos RRB

Clube de Amigos