Baião acolheu na passada quarta-feira, 18 de Fevereiro, a apresentação da tecnologia inovadora CamAlien na Paisagem Protegida Regional da Serra da Aboboreira, no âmbito da sua integração como Laboratório Vivo em projetos europeus dedicados à monitorização e gestão de espécies exóticas invasoras. A iniciativa “Serra da Aboboreira: Laboratório Vivo” que decorreu no Auditório Municipal de Baião foi promovido pela Associação de Municípios do Douro e Tâmega (AMDT), pela Associação BIOPOLIS-CIBIO e pela Câmara Municipal de Baião.
A tecnologia apresentada vai proceder à captação de imagem e recolha de dados no terreno, permitindo identificar, mapear e catalogar espécies invasoras presentes na área classificada. A iniciativa enquadra-se nos projetos OneSTOP (projeto europeu) e AlienSMART (projeto nacional), o que reforça o reconhecimento da Serra da Aboboreira como território de excelência para experimentação, demonstração e validação de soluções inovadoras na área da biodiversidade.
Foi ainda revelado que “a designação como Laboratório Vivo evidencia o valor ecológico, científico e estratégico da área protegida, bem como a sua capacidade de articulação entre entidades públicas, comunidade científica e atores locais.”







