A Fundação Manuel António da Mota (FMAM), no Porto, acolheu, a 11 de julho, a inauguração da exposição desta 18.ª edição, patente até 27 de julho, promovida pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) do Porto, com o apoio da Fundação Manuel António da Mota, da Fundação Montepio e do Município do Porto. Filipe Gomes da Cercimarante foi premiado no Concurso CRIDEM 2024. Arrecadou o 3º lugar na categoria de “Desenho”, no 18.º Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual (CRIDEM), com uma de três obras que apresentou e que intitulou de “City Destroyed”.
Esta edição (2024/25) contou com a participação de 111 entidades e cerca de 250 obras de pintura, desenho, escultura, têxteis e tapeçaria e outras expressões plásticas. “Muito obrigado ao CRIDEM por este prémio. O meu muito obrigado também à Cercimarante por me inspirar a não desistir de seguir o caminho dos meus sonhos. Estou grato”, refere Filipe Gomes.
O CRIDEM é um concurso bienal, com o objetivo de dar visibilidade e promover o reconhecimento público da produção artística de pessoas com deficiência intelectual.








