rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

RRB recebe medalha de mérito grau Ouro na celebração dos 50 anos de Abril

Celorico de Basto celebrou ”50 anos de Abril” com homenagens e uma Assembleia Municipal Comemorativa na Praça Albino Alves Pereira.
Foi também um dia de homenagem póstuma a dois celoricenses com uma vida de entrega a causas sociais, politicas e associativas, promovida com a atribuição dos topónimos, Avenida Comandante António Manuel Marinho Gomes e Rua Fernando Freitas.
A Assembleia Municipal comemorativa permitiu a homenagem às coletividades locais com 25, 50 e 100 anos e aos órgãos de comunicação social locais, Rádio Região de Basto e Jornal Povo de Basto.


“Celebramos Abril com a homenagem a dois grandes homens de Celorico de Basto” disse José Peixoto Lima, Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto. O autarca reforçou que “não poderíamos ter escolhido melhor data para prestar esta homenagem a dois homens que deram o exemplo do que deve ser a tolerância democrática. De partidos diferentes, um do partido socialista e outro do partido social democrata, souberam sempre ser amigos, souberam sempre respeitar-se e foram sempre, para com todos, um exemplo de tolerância. Desempenharam funções no Município de Celorico de Basto, e estiveram, ambos, ao serviço da associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários celoricenses. São pessoas como estas que nos servem de exemplo, que nos fazem refletir nos valores de Abril, bem presentes neste concelho”. Visivelmente emocionado, José Peixoto Lima disse que “tive com um e com outro uma profunda amizade, tive a oportunidade e a felicidade de com eles conviver durante muitos e bons anos, a nível profissional e pessoal, e sou testemunha dos seres humanos extraordinários que eram. É uma honra para Celorico de Basto homenagear tão grandes figuras que ficam agora, perpetuadas neste arruamento”.
Em sequência das homenagem decorreu uma Assembleia Municipal comemorativa, um momento formal com discursos alusivos aos 50 anos do 25 de Abril, seguidos de uma homenagem realizada pelo Executivo Municipal às coletividades locais e aos órgãos de comunicação social locais.
A comemoração dos 50 anos do 25 de Abril “levou-nos a desenvolver uma justa homenagem às coletividades celoricenses que, no decurso das atividade desenvolvidas se distinguiram pelo amor à terra, pelo desenvolvimento social, desportivo e social da nossa comunidade. O associativismo livre é uma conquista do 25 de Abril que aqui hoje celebramos e a quem agradecemos pelo trabalho extraordinário que desenvolvem permanentemente. Celebramos também a liberdade de imprensa ao homenagear os órgãos de comunicação social locais, que desempenharam um papel fundamental e insubstituível na evolução da identidade local e regional no fortalecimento do sentido de pertença e coesão social, na preservação dos usos e costumes e tradições locais, na defesa dos direitos humanos e da liberdade de expressão, a imprensa livre é uma conquista de Abril pelo que não podíamos deixar de aqui a evocar e homenagear”, enfatizou José Peixoto Lima.
Seguiu-se a homenagem a 27 coletividade com 25, 50 e 100 anos, que receberam a medalha de mérito de grau cobre, grau prata e grau ouro, respetivamente.
A cerimónia terminou com a interpretação de Grândola Vila Morena, de Zeca Afonso pelo coro da Academia de Música de Basto.