rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Ribas e S. Clemente homenagearam ex-autarcas nas celebrações dos 23 anos da Vila de Gandarela (c/áudio)

Gandarela de Basto celebrou 23 anos de elevação a vila e 50 anos de Abril com homenagens e inaugurações no passado domingo, 28 de Abril.

Uma homenagem aos autarcas democraticamente eleitos desde Abril de 1974 foi feita nas freguesias de Ribas e Basto S.Clemente. Em Ribas, a cerimónia de homenagem contou com o descerramento de uma placa alusiva a todos os atos eleitorais desde 25 de abril de 1976, e de quadros com as fotografias dos presidentes de junta até 2013. Para presidente da Junta de Freguesia, José Sousa “comemoramos um momento de transformação profunda no nosso país, a nível politico, social, cultural e económico, o despertar de uma consciência coletiva, a afirmação da dignidade humana e a exigência para a igualdade de oportunidades. A nível local, os autarcas enquanto representantes eleitos do povo, desempenharam e desempenham um papel fundamental neste processo de consolidação democrática” … “É por isso oportuno e justo que nas celebrações dos 50 anos do 25 de abril se faça a devida homenagem a todos aqueles que serviram a nossa freguesia e a sua população. O seu legado é o nosso património”. José Sousa fez uma breve apresentação de todos os anteriores executivos de junta e assembleia de freguesia, num momento que contou com a presença dos ex-autarcas e familiares e lembrou que estas celebrações estão ligadas também às celebrações dos 23 anos de elevação de Gandarela a vila, “um núcleo urbano muito importante para dinâmica económica, social, cultural e educativa do concelho”.  

Em Ribas foi ainda inaugurado o Parque Infantil designado “Padre Albano Fernandes Costa – Pároco de Ribas” que procurou homenagear o trabalho de dedicação e entrega do pároco de Ribas à freguesia ao longo dos mais de 50 anos de serviço. Para o autarca José Sousa é “apenas uma singela homenagem a alguém que ao longo destes 50 anos dedicou a sua vida a servir Ribas, com profundo interesse pela educação e formação das crianças e jovens mas também pelos mais idosos com a criação de infraestruturas e serviços de apoio a estas faixas etárias e que muito enobrecem a freguesia, o concelho e o país.

Em Basto (S. Clemente), o Presidente de Junta Freguesia, Daniel Meireles, atribuiu uma medalha honorífica a todos os ex-autarcas eleitos democraticamente e disse que “o 25 de Abril de 1974 é o marco da coragem e desejo inabalável de homens que mudaram a história de Portugal. Neste dia homenageamos de forma sincera e honesta os ex-presidentes de junta desta freguesia, e cada um, no seu tempo e jeito de governar, fez o melhor pela freguesia e pelas pessoas.”

As cerimónias de homenagem aos ex-autarcas destas freguesias foram elogiadas pelo Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima. “Evocamos a democracia e a liberdade, evocar Abril é também uma oportunidade para os nossos territórios demonstrarem aquilo que fizeram e aquilo que querem fazer no seu futuro próximo. Celebramos sobretudo os homens e mulheres que foram autarcas nestas duas freguesias ao longo destes 50 anos. É muito importante, no momento que estamos a atravessar evocar aqueles que cívica e empenhadamente deram de si, pela sua terra e pela sua comunidade, pensaram mais nos outros e menos em si próprios, muitas vezes com grandes sacrifícios e dificuldades.”

José Peixoto Lima, presidente da autarquia celoricense anunciou no passado domingo o acordo na aquisição de um terreno que irá permitir a construção de uma capela mortuária, um parque geriátrico e um espaço de lazer para toda esta comunidade. Em S. Clemente anunciou que está aprovado, pela Câmara Municipal, a atribuição de um apoio para a reabilitação da sede da junta de freguesia de Basto S. Clemente.