rádio região de basto

105.6fm - 93.1fm

uma rádio que vale por duas!

Procurar

Coronel Rodrigo de Sousa e Castro homenageado em Celorico de Basto (c/áudio)

Celorico de Basto homenageou o seu Capitão de Abril na passada quinta-feira, 18 de Abril.
Rodrigo Sousa Castro, natural de Celorico de Basto e um dos Capitães de Abril esteve em Celorico de Basto presente numa iniciativa realizada pelo Centro de Formação de Basto. O evento reuniu o coronel com o autor Paulo M. Morais onde se refletiu sobre significado o legado deste marco histórico para a democracia portuguesa.

À margem da conferência, o presidente da Câmara José Peixoto Lima teve a oportunidade de expressar a sua gratidão e reconhecimento ao Capitão Sousa e Castro, oferecendo-lhe uma pintura especial realizada pela artista plástica Mafalda Rocha, autora da coleção “Os Rostos da Democracia”. Esta obra de arte, que retrata o rosto do Capitão de Abril natural de Celorico de Basto, agora faz parte do catálogo desta coleção e irá perpetuar a memória e o legado deste herói nacional. Em declarações à RRB o autarca destaca a importância dos laços que unem o coronel a Celorico de Basto, sua terra natal.

Para Rodrigo Sousa Castro “esta não é uma homenagem a um individuo, mas sim a um grupo de pessoas e às suas famílias que fizeram sacrifícios para a conquista da liberdade
Para o Presidente da Câmara“. Este acontecimento marcou o arranque da comemoração dos 50 anos do 25 de abril em Celorico de Basto.